Armand Duplantis vence Liga Diamante de Suzhou sem recorde do mundo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Armand Duplantis vence Liga Diamante de Suzhou sem recorde do mundo

Armand Duplantis saltou 6,00 metros
Armand Duplantis saltou 6,00 metrosReuters
Armand Duplantis (24 anos) falhou mais um recorde do mundo no salto com vara, mas fez uma forte declaração antes dos Jogos Olímpicos deste ano, ao vencer com facilidade a segunda prova da Liga Diamante da época, este sábado.

O campeão olímpico tinha batido o seu próprio recorde do mundo com um esforço estelar de 6,24 metros na abertura da época em Xiamen, na semana passada, e conseguiu outra vitória na China com o seu melhor resultado de 6,00m, demasiado bom para o resto do pelotão.

Com a fasquia elevada para 6,25 m, Duplantis estava pronto para quebrar a marca pela nona vez, mas não conseguiu superar a altura nas suas três tentativas, ficando muito perto na sua última oportunidade e deixando os fãs desapontados.

"Senti-me muito bem hoje, muito bem. Saltar 6,00m hoje e completar uma digressão bem sucedida, são muitas as boas lições", disse Duplantis.

"Hoje senti-me um pouco sem forças, mas ainda assim muito bem. Sinto que as condições têm de ser perfeitas para saltar um recorde do mundo e não me senti bem na pista. Agora vou voltar para casa e treinar durante algumas semanas até à minha próxima competição em Ostrava", acrescentou.

Ben Broeders, da Bélgica, e Sam Kendricks, dos Estados Unidos, conseguiram saltos de 5,82m, atrás do vencedor.

Akani Simbine venceu os 100 metros masculinos na etapa de Xangai da principal competição de atletismo, que este ano se realiza na cidade vizinha de Suzhou, devido à renovação do estádio.

O sul-africano fez uma boa partida e cruzou a linha de chegada em 10,01 segundos, negando ao atual campeão da Liga Diamante, Christian Coleman, dos Estados Unidos, as duas vitórias consecutivas desta época.

O ritmo de Coleman baixou no final e ficou com a prata com um tempo de 10,04 segundos, à frente do compatriota Fred Kerley, que marcou 10,11 segundos para o bronze.

A britânica Daryll Neita surpreendeu a favorita Sha'Carri Richardson nos 200 metros femininos, com um tempo de 22,62 segundos.

Richardson, vencedora do bronze nos 200 metros nos campeonatos do mundo do ano passado, ficou em terceiro lugar, atrás da também americana Anavia Battle, que fez 22,99 segundos.

A campeã mundial Marileidy Paulino, da República Dominicana, confirmou o ouro conquistado em Xiamen ao vencer os 400 metros em 50,89 segundos.

Paulino ficou confortavelmente à frente da americana Talitha Diggs e da barbadiana Sada Williams, estabelecendo uma marca para os Jogos Olímpicos de Paris.

Nos dramáticos 100 metros com barreiras femininos, a recordista mundial Tobi Amusan foi desclassificada na sequência de uma falsa partida, antes de a nigeriana correr sob protesto e terminar em primeiro lugar, à frente de Jasmine Camacho-Quinn.

Se Amusan não recorrer da decisão, a campeã olímpica Camacho-Quinn conseguirá a sua segunda vitória da época com a marca de 12,63 segundos.

A época da Liga Diamante prossegue em Doha, a 10 de maio.

Este ano, estão agendados 15 encontros, com o final da época marcado para Bruxelas, em meados de setembro, depois dos Jogos Olímpicos, de 26 de julho a 11 de agosto.