Kipchoge, pentacampeão da Maratona de Berlim... sem recorde mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Kipchoge, pentacampeão da Maratona de Berlim... sem recorde mundial
Kipchoge, cinco vezes campeão em Berlim
Kipchoge, cinco vezes campeão em BerlimTOBIAS SCHWARZ / AFP
O atleta com provas dadas cumpriu as previsões e conquistou a vitória num percurso que, para além de o conhecer perfeitamente, tornou-o seu.

Eliud Kipchoge, de 38 anos, compensou o que aconteceu em abril deste ano, quando chegou a Boston para conquistar o seu quinto Major. Nesse dia, a chuva foi a protagonista e Evans Chebet foi o grande vencedor.

Passaram seis meses desde então, tempo suficiente para recuperar física e mentalmente. E o regresso ao asfalto do queninano foi tal e qual como muitas vozes previram: com vitória e sem bater o recorde do mundo - que é seu e se situa em 2:01:09.

O queniano cruzou a linha de chegada em duas horas, dois minutos e 42 segundos. Os perseguidores mais próximos foram Vincent Kipkemoi (2:03:13) e Tadese Takele (2:03:24), embora a sua principal batalha fosse com o cronómetro, para superar uma marca que está na sua mente desde setembro do ano passado. A meio do percurso, a projeção era muito boa (1:00:22), mas depois do 30.º quilómetro, sobretudo com a falta de apoio, foi obrigado a abrandar.

Kipchoge, que já pensa nos Jogos Olímpicos de Paris, é o único homem a ter vencido a Maratona de Berlim cinco vezes. Sente-se em casa numa cidade que há muito leva no coração. Apesar de estar muito perto dos 39 anos - festeja em novembro - continua a ganhar e, nesse processo, a fazer história (como quando fez menos de 120 minutos na distância rainha, mas em condições muito específicas e não reconhecidas oficialmente).

Apesar de ser o nome grande antes do evento, a maioria das manchetes foi para Tigst Assefa, que pulverizou o recorde mundial estabelecido por Brigid Kosgei em 2019, em Chicago. O recorde desta última está agora em segundo plano em relação ao da etíope, que conseguiu completar os 42 quilómetros e 195 metros em 2:11:53 este domingo.