Atletismo: Chijindu Ujah, suspenso por doping, regressa à seleção nacional da Grã-Bretanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atletismo: Chijindu Ujah, suspenso por doping, regressa à seleção nacional da Grã-Bretanha
Chijindu Ujah, suspenso por doping, regressa à seleção nacional da Grã-Bretanha
Chijindu Ujah, suspenso por doping, regressa à seleção nacional da Grã-BretanhaPAP
Chijindu Ujah foi convocado para a equipa nacional da Grã-Bretanha para o Campeonato do Mundo de Estafetas, que se realiza de 4 a 5 de maio em Nassau. O velocista terminou de cumprir uma pena pelo uso de substâncias ilegais encontradas no seu sistema durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A equipa britânica terminou em segundo lugar na estafeta de 4x100 metros na capital japonesa, mas o deslize de Ujah fez com que lhe fosse retirada a medalha de prata olímpica, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto ter confirmado uma infração antidopagem.

O velocista foi suspenso pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) por 22 meses, em outubro de 2022. O início do castigo foi contado para trás, de agosto de 2021 a junho de 2023. A AIU ilibou Ujah de usar deliberadamente doping ilegal.

O antigo diretor técnico da Federação Britânica de Atletismo, Stephen Maguire, afirmou na altura que Ujah seria novamente considerado para a seleção assim que a suspensão expirasse, o que veio a revelar-se uma verdade.

Richard Kilty, Zharnel Hughes e Nthaneel Mitchell-Blake também competiram na estafeta britânica de 4x100m em Tóquio. Kilty disse que ficaram devastados com a desqualificação porque, ao contrário de Ujah, tinham seguido rigorosamente as regras.

Os quatro velocistas fazem parte da equipa de oito homens da estafeta 4x100m para o Campeonato do Mundo de Estafetas de Nassau, que é também uma qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris (26 de julho a 11 de agosto). A partida para as Bahamas será uma oportunidade para Ujah se reabilitar.

"Os nossos velocistas enfrentaram muitos desafios nos últimos anos, mas tive as minhas próprias conversas com cada membro da equipa e sei que estão motivados, empenhados e concentrados em trabalhar em conjunto para chegar a Paris", assegurou Darren Campbell, diretor de sprints, barreiras e estafetas do British Athletics.

Ujah, de 30 anos, é campeão do mundo em Londres e campeão europeu em Amesterdão e Berlim na estafeta de 4x100m. O seu recorde pessoal nos 100 metros é 9,96.

Menções