Basquetebol: FC Porto atropela Esgueira (104-45), Póvoa surpreende Sporting (79-78), Benfica vence no Algarve (95-84)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Basquetebol: FC Porto atropela Esgueira (104-45), Póvoa surpreende Sporting (79-78), Benfica vence no Algarve (95-84)
Atualizado
Ben Romdhane afunda sob um adversário
Ben Romdhane afunda sob um adversárioFPB
Os dragões somaram uma imponente vitória em Aveiro, contra um conjunto a lutar contra a despromoção.. Os leões sofreram a terceira derrota nas últimas cinco jornadas e viram-se relegados para o quarto lugar. Benfica venceu e subiu à liderança do campeonato.

Esgueira 45-104 FC Porto

Na antecâmara do jogo europeu, o FC Porto tinha uma visita ao Esgueira importante por dois motivos: os dragões estavam numa série de duas derrotas consecutivas no campeonato e tinham visto o Benfica assaltar o primeiro lugar horas antes.

E o que é certo é que a equipa azul e branca deu uma resposta implacável. Quando a buzina soou para o intervalo, o Esgueira tinha conseguido 16 pontos, contra os 56 dos dragões. Nuno Sá (16 pontos e cinco ressaltos) e Cleveland Melvin (15 pontos e cinco ressaltos) estiveram e evidência num conjunto azul e branco que teve seis atletas a passar da marca da dezena de pontos.

Do lado do Esgueira, só Ty Toney (16 pontos), um dos melhores pontuadores da prova, conseguiu esse feito.

Com este resultado, o FC Porto lidera com 29 pontos, mais um que o Benfica  e mais três que Ovarense e Sporting. Já o Esgueira está no 11.º lugar com 19 pontos, a dois do Portimonense, primeira equipa acima da zona de despromoção.

Sporting 78-79 Póvoa

A atravessar uma fase mais titubeante da época, o Sporting parecia contar com o fator casa para se refugir dos maus resultados, onde em toda a temporada só tinha perdido por três vezes. Contudo, o Póvoa, uma das surpresas do campeonato nacional de basquetebol, acabou por chocar o João Rocha.

O Sporting entrou melhor e chegou ao intervalo a vencer por nove pontos (41-32), com Yussuf a comandar nas tabelas (14 pontos e 13 ressaltos, cinco deles ofensivos). Contudo, o conjunto poveiro conseguiu uma recuperação fenomenal nos últimos dois períodos, comanda por Onno Steger (29 pontos e seis ressaltos) e Clyde Trapp (17 pontos e oito assistências) e é já sob a buzina que consegue o cesto que garante o triunfo.

Um triunfo que viu o Póvoa ultrapassar o Imortal no sexto lugar, com 24 pontos. O Sporting encontra-se na quarta posição, com 26 pontos, os mesmo da Ovarense.

Imortal 84-95 Benfica

No Algarve, o Benfica pareceu finalmente encontrar o ritmo e somou a terceira vitória consecutiva, frente a um Imortal que sofreu o segundo desaire consecutivo.

Com uma boa entrada, as águias, lideradas por Toney Douglas (21 pontos) garantiram uma vantagem de 10 pontos no primeiro período (25-15) que depois se limitaram a gerir. Nota para Trevond Barnes (25 pontos e cinco ressaltos) e Jacob Tubbergen (21 pontos e nove ressaltos), dois jogadores dos algarvios que ultrapassaram as duas dezenas de pontos.

Com este resultado, o Benfica lidera com 28 pontos, mais um que o FC Porto. Já o Imortal está no sétimo lugar, com 23 pontos.

Resultados da 16.ª jornada:

Ovarense 93-66 Portimonense

Lusitânia – Vitória SC (21:15)