Jokic, MVP das finais da NBA: "É um momento muito bom para ser sérvio"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jokic, MVP das finais da NBA: "É um momento muito bom para ser sérvio"
Jokic teve uma média de 30,2 pontos, 14,0 ressaltos e 7,2 assistências
Jokic teve uma média de 30,2 pontos, 14,0 ressaltos e 7,2 assistênciasReuters
Um dia depois de Novak Djokovic ter conquistado o seu 23º título do Grand Slam no Open de França, a Sérvia teve outro herói desportivo para festejar nesta terça-feira, quando Nikola Jokic foi nomeado Jogador Mais Valioso (MVP) das Finais da NBA, depois de levar os Denver Nuggets ao primeiro campeonato.

Recorde as incidências da partida

Jokic somou mais uma atuação brilhante, com 28 pontos e 16 ressaltos, no último triunfo dos Nuggets sobre os Miami Heat por 94-89, numa Arena Ball fervilhante, e ajudou a equipa do Colorado a vencer a final na série de melhor de sete, por 4-1.

"Tem de ser", sorriu Jokic, quando lhe perguntaram se esta era a era dourada para os atletas sérvios: "O desporto é algo importante na Sérvia e que nos coloca à frente de todos."

"Agora temos o Djokovic, provavelmente o melhor de sempre, e agora temos um campeonato da NBA. Penso que é um momento muito bom para ser sérvio", rematou.

Recorde-se que Djokovic conquistou o seu terceiro título em Roland Garros no passado domingo, derrotando Casper Ruud, e segue sozinho no topo do ténis masculino com os seus 23 títulos de Grand Slam.

Já Jokic foi a escolha óbvia para ganhar o Troféu Bill Russell como MVP das Finais da NBA, depois de ter registado uma média de 30,2 pontos, 14,0 ressaltos e 7,2 assistências.

"Há etapas que têm de ser cumpridas, não há atalhos. É uma jornada e estou feliz por fazer parte dessa jornada", disse Jokic, cuja coleção de troféus inclui também dois prémios MVP da NBA.

O 41.º escolhido no draft de 2014 da NBA, Jokic torna-se, assim, o jogador menos escolhido da história da NBA a ser nomeado MVP das Finais e o primeiro jogador escolhido fora dos 15 primeiros a ganhar o prémio.

"Vi Jokic chegar cedo e trabalhar e acho que ele foi descrito como um adolescente rechonchudo", disse o proprietário do Nuggets, Stan Kroenke, depois de receber o Troféu Larry O'Brien do Campeonato.

"Subestimaram a sua determinação e a sua ética de trabalho. Ele é um jogador inacreditável. Vi muito basquetebol, joguei muito basquetebol, Jokic é inacreditável», defendeu.