NBA abre investigação sobre polémica entre Philadelphia 76ers e James Harden

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA abre investigação sobre polémica entre Philadelphia 76ers e James Harden
James Harden antes do jogo dos playoffs contra Boston, a 12 de maio
James Harden antes do jogo dos playoffs contra Boston, a 12 de maioProfimedia
De acordo com a ESPN, a NBA abriu uma investigação sobre as críticas públicas de James Harden, defesa do Philadelphia 76ers, ao presidente de operações de basquetebol do Sixers, Daryl Morey. A medida, confirmaram fontes à ESPN, surgiu depois de Harden, que tem insistido sem sucesso numa troca, ter chamado "mentiroso" a Morey na China, na segunda-feira, e ter dito em Houston, na quinta-feira, que considera a sua relação com os 76ers irreparável.

Harden disse na China sobre Morey que "nunca faria parte de uma organização da qual ele faz parte", o que, segundo o relatório, causou preocupação entre a liga.

As fontes da NBA disseram à ESPN que querem saber se os comentários de Harden são uma sugestão de rescisão de contrato, o que violaria o novo acordo coletivo de trabalho da liga com o sindicato dos jogadores, ou um possível comentário sobre negociações de contratos anteriores com a equipa que poderiam violar as regras do limite salarial.

De acordo com a reportagem, Harden disse em particular que seus comentários foram feitos apenas porque Morey interrompeu as negociações sobre uma troca pelo veterano da defesa, que completa 34 anos neste sábado.

Segundo a ESPN, os Sixers informaram Harden de que o clube não tinha conseguido chegar a um acordo com os Los Angeles Clippers, a opção preferida de Harden, e que ele deveria comparecer no início da época dos 76ers no próximo mês.

Opção de contrato

Harden, o Jogador Mais Valioso da NBA (MVP) de 2018, exerceu uma opção de contrato para a próxima época no valor de 35,6 milhões de dólares em junho, permitindo a Filadélfia contratar dois agentes livres experientes - com o entendimento de que Morey trabalharia num acordo para o deixar ir para os Clippers.

No entanto, Morey tem agora de ver como pode manter o atual MVP da NBA, Joel Embiid, um central dos Camarões de 2,13 metros, satisfeito com as hipóteses de título dos 76ers. Isso significa manter Harden ou recuperar um talento de topo numa troca, com o risco de um Harden insatisfeito poder significar para o balneário e para a química da equipa.

James Harden dá um treino na China
James Harden dá um treino na ChinaProfimedia

Morey negociou por Harden duas vezes, a mais recente no ano passado num acordo com Brooklyn e anteriormente quando era diretor-geral dos Houston Rockets. Morey, cujo tweet de 2019 em apoio aos manifestantes em Hong Kong se tornou uma grande polémica na China, deixou os Rockets em 2020 e logo foi contratado pelos 76ers.

Harden foi três vezes melhor marcador da NBA e 10 vezes All-Star. Liderou a liga em assistências na época passada. Os 76ers perderam para Boston nas semifinais da Conferência Este na época passada, com Harden a ficar sem marcar na segunda parte de uma derrota decisiva no sétimo jogo.