NBA: Wembanyama ajuda a derrubar Thunder e LeBron a caminho de registo estelar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Wembanyama ajuda a derrubar Thunder e LeBron a caminho de registo estelar
Wembanyama destacou-se nos Spurs
Wembanyama destacou-se nos SpursAFP
O prodígio francês Victor Wembanyama ajudou os Spurs a vencerem Oklahoma City por 132-118 na quinta-feira, enquanto o astro LeBron James se aproximava dos 40.000 pontos na temporada regular da NBA.

San Antonio Spurs 132-118 Oklahoma City Thunder

Quase quatro semanas depois do último jogo em casa, no Frost Bank Center, que foi ocupado por rodeos, os San Antonio Spurs, que ocupam o último lugar do Oeste (12 vitórias - 48 derrotas), deram aos adeptos uma magnífica vitória sobre os Thunder, que estão em segundo lugar (41-18) na mesma conferência e na luta por um lugar nos play-offs.

"Sentia falta disto, adoro jogar diante de 16 mil pessoas que eu amo", disse Wembanyama para uma multidão em ebulição, enquanto o antigo poste dos Spurs, o "Almirante" David Robinson, observava divertido.

O gigante francês (2,24 m) estava com um sorriso de orelha a orelha depois de um jogo completo, no qual ele brilhou na reta final e terminou com 28 pontos, 13 ressaltos, 7 assistências e 5 desarmes de lançamento.

Wemby, número 1 do último draft, fez um lançamento do logótipo (pintado no chão, mais longe do que a linha dos três pontos) para dar aos texanos uma vantagem de nove pontos a 3:20 minutos, antes de o fazer novamente um minuto depois e gritar a sua alegria em frente ao banco, de braços cerrados e músculos flectidos.

Ele tentou sete triplos (marcou cinco), o maior número desde sua estreia na NBA em outubro. O francês de 20 anos seguiu com um desarme de lançamento autoritário sobre o arquirrival Chet Holmgren, antes de Devin Vassell (também com 28 pontos) selar o jogo.

Wembanyama deixou a sua marca na corrida ao prémio rookie of the year, que Holmgren, um americano de 21 anos com características semelhantes às do francês (2,16m contra 2,24m, versátil), deverá disputar.

"Faltam 22 jogos, por isso ainda não acabou! Estou convencido de que a melhor forma de ajudar a minha equipa é o meu desempenho individual ao longo de toda a época. Por isso, sim, os prémios individuais, como o de estreante do ano, são muito importantes para mim", explicou Wembanyama na conferência de imprensa: "Os grandes jogadores de hoje marcam 30 pontos todas as noites. O sucesso nesta liga acontece em todos os jogos. Eles não aparecem apenas algumas vezes. Gosto de seguir o exemplo deles".

Holmgren dominou os primeiros momentos do jogo (19 pontos ao intervalo) com o líder Shai Gilgeous-Alexander ( 31 pontos), antes de ser verificado mais tarde, perdendo a oportunidade de se juntar aos Minnesota Timberwolves no topo do Oeste.

Los Angeles Lakers 134-131 Washington Wizards (após prolongamento)

Em Los Angeles, LeBron James aproximou-se da marca dos 40.000 pontos na temporada regular, que nenhum jogador jamais ultrapassou. O Rei marcou 31 na vitória no prolongamento sobre os Washington Wizards e chegou aos 39.991 pontos.

Se não se lesionar, o colosso de 39 anos, que está a meio da 21.ª temporada na NBA, tem grandes hipóteses de ultrapassar os 40.000 pontos no sábado, num jogo de gala transmitido pela televisão nacional contra o atual campeão Denver.

LeBron James bateu o recorde de pontuação na temporada regular em fevereiro de 2023, quando ultrapassou os 38.390 pontos da lenda Kareem Abdul-Jabbar.