Nikola Jokic está apenas a uma vitória do primeiro título da NBA e isso é totalmente justo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nikola Jokic está apenas a uma vitória do primeiro título da NBA e isso é totalmente justo

Nikola Jokic pode confirmar o estatuto de monstro do basquetebol
Nikola Jokic pode confirmar o estatuto de monstro do basquetebolAFP
Esta segunda-feira à noite (madrugada de terça-feira), os Denver podem tornar-se campeões da NBA pela primeira vez na história. Com uma vantagem de 3-1 sobre Miami, os Nuggets parecem ter feito a parte mais difícil. A consagração está mesmo ao virar da esquina e poderá recompensar Nikola Jokic, duas vezes MVP, mas assim muito subestimado pelos críticos.

Ode à regularidade, hino à consistência. Os Denver Nuggets provaram esta época que uma equipa sem dramas, sem jogadores a queixarem-se e sem efusões desnecessárias em torno do franchise, é uma equipa que maximiza as hipóteses de vencer.

É fácil dizer isso quando se tem Nikola Jokic na equipa? Ora, ora, ora. Quando os Nuggets foram eliminados pelos Warriors na primeira ronda dos play-offs do ano passado, a conversa era outra. E nunca voltou a ser, tal foi o nível de desrespeito demonstrado pelo duas vezes MVP.

Tantos detratores!

"Historicamente, é o pior MVP que tivemos em 35 anos" Nick Wright, analista da NBA.

"Apesar de ser o melhor jogador ofensivo da NBA, é difícil ganhar um título com Jokic". Nate Duncan, analista da NBA, no Twitter.

"Não acho que Jokic possa ser o melhor jogador de uma equipa e essa equipa possa ganhar o título." Ben Lyons, analista da NBA, no Twitter.

"Nikola Jokic é um jogador que só joga para estatísticas esta temporada" - Kendrick Perkins, ex-jogador e "analista", no Twitter

"O meu auge foi melhor do que o de Jokic" - Dwight Howard - que agora joga em Taiwan - na FanDuelTV.

"Ele nunca ganhou nada" DeMarcus Cousins - que sabe uma coisa ou duas sobre não ganhar nada - no Twitter.

E, claro, o famoso:

"Prefiro Embiid a Jokic todos os dias, em qualquer noite, em qualquer mês, em qualquer ano, em qualquer planeta". Skip Bayless, um dos mais famosos consultores da NBA, no Twitter.

"Escolho Antony Davis em vez de Nikola Jokic", Stephen A Smith, sem dúvida o analista mais conhecido dos Estados Unidos, no Twitter.

E podíamos continuar assim durante dois dias.

Não é estrela, apenas um monstro do basquetebol

Como é que um jogador como Jokic, duas vezes MVP e com um talento ofensivo inegável, pode gerar opiniões tão contrastantes? Porque esta é apenas a segunda vez que tem uma equipa real e bem construída capaz de disputar o título. A primeira vez foi em 2020 e os Denver chegaram à final da conferência.

Nas duas últimas épocas, os Nuggets chegaram aos play-offs sem Jamal Murray, o segundo melhor jogador da equipa. Michael Porter Jr. esteve ausente em 2022. Por outras palavras, as duas épocas em que o sérvio ganhou o prémio MVP. Mais uma prova de que não se ganha sozinho. Nem por ninguém. Nem nunca. E, no entanto, nos play-offs, deu sempre conta do recado.

Então, porquê? O antigo jogador Gilbert Arenas deu parte da resposta no podcast de JJ Reddick .

"Jokic pode ganhar um título, ninguém vai querer saber, vamos ser honestos. Lamento. Ele não vai ser uma mega estrela, porque não faz nada que os miúdos queiram ver. Tem um óptimo jogo, mas não é excitante. Foi escolhido em penúltimo lugar no jogo All-Star. O gajo é duas vezes MVP, é um grande jogador, mas ninguém o quer ver. Mesmo que ele seja o MVP das Finais, isso não vai mudar nada". 

"A Nike não vai lançar sapatilhas com o nome dele, ninguém vai sair e comprar sapatilhas "Jokic". É preciso ser um fã incondicional para perceber o que o Joker faz. Os outros estão lá (linhas de sapatilhas) pelos triplos de longe, pelos afundanços ou... pelos Lakers. Tudo o que importa é o glamour do jogo. Sabemos o que Jokic e Jimmy (Butler) fazem, é assim que é uma equipa vencedora, é assim que são os jogadores vencedores. Mas a NBA não se constrói com isso, constrói-se com estrelas".

Amén. É assim tão simples. Nikola Jokic nem sequer está no top-10 das camisolas mais vendidas (12.º). Até está à frente de LaMelo Ball! Lá se vai o Agente Zero. Um jogador pouco vistoso num franchise pouco vistoso, inevitavelmente, não vende.

E, no entanto, quem é que se pode sentar à mesa do Joker e dizer "sou melhor jogador do que tu? O principal argumento contra Jokic na hora de atribuir o MVP - que poderia ter sido o terceiro consecutivo - foi: só há três jogadores que ganharam três MVPs seguidos: Wilt Chamberlain, Bill Russell e Larry Bird. Três lendas e Jokic não é uma lenda.

Perdão? É só isso? Claro que não é surpresa, pois este troféu é muitas vezes - tal como outros troféus individuais e não apenas no basquetebol - uma questão de história. Duas vezes Giannis Antetokounmpo, duas vezes Nikola Jokic, agora é a vez de Joel Embiid. É ridículo para lá das palavras.

De qualquer modo, Jokic não quer saber de prémios. "Não significa nada", disse, depois de receber o prémio de MVP das Finais da Conferência - mais um troféu para nada - e disse o mesmo sobre o MVP. O título é o seu objetivo. Amanhã (esta madrugada, às 01:30 de Lisboa), pode muito bem ser esse o caso.

Acompanhe aqui as incidências do encontro