Análise das Finais da NBA: Nuggets e Heat em busca do anel de campeão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise das Finais da NBA: Nuggets e Heat em busca do anel de campeão
Nikola Jokic e Jimmy Butler, estrelas dos Nuggets e Heat
Nikola Jokic e Jimmy Butler, estrelas dos Nuggets e HeatGetty Images via AFP
Depois de os Heat terem eliminado os Celtics na madrugada de terça-feira, Miami terá apenas três dias para recuperar antes de enfrentar os bem descansados Nuggets no primeiro jogo das finais da NBA. As montanhas de Denver serão o ponto de partida desta série à melhor de sete.

Nikola Jokic vs. Jimmy Butler. Nuggets vs. Heat. A batalha das duas maiores estrelas das duas melhores equipas da Liga está mesmo ao virar da esquina. Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, às 01:30 (hora de Lisboa), vai ser dado o salto inícial da batalha definitiva pelo anel.

As equipas só se defrontaram por duas vezes esta temporada e, em ambas as ocasiões, a sorte sorriu para a equipa de Denver, os favoritos para ganharem o campeonato.

A equipa de Mike Malone terminou no topo da Conferência Oeste com um registo de 53 vitórias e 29 derrotas. O melhor jogador foi, obviamente, Jokic. Depois de terminar a época regular com uma média próxima de um triplo duplo por jogo (24,5 pontos, 11,8 ressaltos e 9,8 assistências), o poste sérvio agigantou-se nos playoffs e soma a módica quantia de 29,9 pontos, 13,3 ressaltos e 10,3 assistências por jogo. Não está ao alcance de qualquer um.

O seu fiel companheiro Jamal Murray, agora recuperado de todos os problemas físicos, também subiu de nível na fase a eliminar. Contra os Lakers nas finais do Oeste, o base teve uma média de 32,5 pontos, 6,3 ressaltos, 5,3 assistências e 2,8 roubos de bola. Imparável. E daí a justificação para a vitória por 4-0 sobre os rapazes de LeBron James e Anthony Davis.

Jamal Murray, em cima dos Lakers
Jamal Murray, em cima dos LakersGetty Images via AFP

Butler e muitos mais

Mas se alguém pensa que está tudo decidido antes de soar o apito, não conhece Butler nem o resto da sua malta, tudo bem organizado por um Erik Spoelstra que está a caminho de se tornar uma lenda do banco com a sexta final da carreira.

Só assim, com uma equipa dedicada e bem estruturada nas suas funções, se explica que depois de terminarem em oitavo lugar e chegarem à pós-temporada pela porta do play-in, tenham chegado à final depois de eliminarem os grandes favoritos ao título, os Milwaukee Bucks, que tinham terminado em primeiro lugar no Este.

Knicks e Celtics foram os rivais até ao último passo para o ringue. A leitura do jogo e a boa seleção de lançamentos exteriores conduziram-nos à final. Adebayo, na defesa, e os surpreendentes Gabe Vincent e Caleb Martin tiveram desempenhos fortes que terão de melhorar para vencer os Nuggets.

Caleb Martin destruiu o aro do Celtics
Caleb Martin destruiu o aro do CelticsGetty Images via AFP

Acompanhe aqui as incidências do encontro