Benfica volta a bater Sporting e está na final da Taça de voleibol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Benfica volta a bater Sporting e está na final da Taça de voleibol
A final disputa-se no domingo
A final disputa-se no domingoFacebook/FPV
O Benfica venceu este sábado o Sporting por 3-0 em Viana do Castelo, na meia-final da Taça de Portugal masculina de voleibol, e avançou para a final, após manter o domínio ante o rival no dérbi de Lisboa.

O Benfica vai tentar no domingo defender o troféu de que é detentor após despachar os rivais por 25-20, 25-22 e 25-19, num jogo em que estiveram quase sempre por cima e conseguiram ‘segurar’ a tentativa de resposta, levando de vencida mais um dérbi.

O acerto no bloco e uma capacidade de gestão de jogo superior permitiram aos detentores do troféu, mais experientes, chegar a nova final, ante um Sporting que pareceu desconfortável no serviço e junto à rede.

Sem vencerem os encarnados desde a final da Taça de 2020/21, há quase dois anos, os leões entraram melhor no primeiro set, com 3-0, mas acabaram por ceder lugar à toada dominante da partida – um conjunto liderado por Marcel Matz a impor ritmo e os comandados de João Coelho a correr atrás do prejuízo.

Recorde as incidências da partida

Depois de fechar o primeiro parcial em 25-20, o Benfica entrou melhor e chegou aos 11-6 sem grande dificuldade, mostrando bons ataques na zona central e nas zonas exteriores enquanto acertava o bloco, ainda que os verde e brancos tenham empatado a 15.

Um forcing final permitiu-lhes vencer por 25-22, abrindo um terceiro set em que o cubano José Masso teve a companhia de Josué López, até aqui guardado para tentar recuperar, mas as águias souberam manter-se firmes.

Igualdades sucessivas a 15, 16, 17, 18 e 19 ilustram o quão equilibrado foi grande parte do set decisivo, que pendeu para o Benfica quando chegou aos dois pontos de diferença (21-19), sem qualquer resposta de um Sporting já ‘desligado’.

Os 14 pontos de Masso não chegaram para ajudar a sua equipa, enquanto Raphael Oliveira foi o melhor anotador da partida, com 15, elevando o Benfica no momento ofensivo, conseguindo três desses pontos no bloco (só Tiago Violas, também benfiquista, conseguiu quatro).

Os encarnados, que procuram o segundo título seguido e a 20.ª Taça de Portugal do seu palmarés, aguardam agora o rival da final, agendada para as 17:00 de domingo, no Centro Cultural de Viana do Castelo, com Fonte do Bastardo, que só voou este sábado da Terceira para o continente, devido ao mau tempo, a medir forças com o Castêlo da Maia.

A outra meia-final está agendada para este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário, para as 22:30.