Boxing Day: A melhor prenda para os amantes de futebol chega a 26 de dezembro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Boxing Day: A melhor prenda para os amantes de futebol chega a 26 de dezembro

26 de dezembro é uma data icónica para quem gosta de futebol, especialmente do inglês
26 de dezembro é uma data icónica para quem gosta de futebol, especialmente do inglêsPremier League
A quadra natalícia é especial, isso é inegável, mas para os amantes de futebol ganha ainda mais brilho com a chegada do dia 26 de dezembro, historicamente conhecido pela disputa do "Boxing Day". Nada como abrir o Flashscore e perceber que o calendário de hoje está repleto de futebol inglês, certo?

Em Inglaterra, o desporto-rei não tira férias no Natal e o regresso deste ano é ampliado pelo facto de constituir o retorno à competição nacional depois de um mês e meio de paragem para a realização do Mundial-2022.

Mas, afinal, o que é o Boxing Day e porque é que se joga futebol neste dia em terras de Sua Majestade?

Do Rei Venceslau aos presentes dos aristocratas para os serviçais

Há várias teorias que apontam o surgimento do termo Boxing Day na sociedade. A primeira das quais remonta ao século X, quando, segundo a lenda, o Rei Venceslau, que cavalgava durante o dia de Santo Estevão - precisamente a 26 de dezembro -, ficou comovido ao ver um camponês pobre a apanhar lenha no meio de uma tempestade de neve e recolheu um conjunto de bens, entre os quais comida e vinho, que entregou pessoalmente em sua casa.

Posteriorimente, a igreja Anglicana começou a recolher doações, feitas antes do Natal, que eram colocadas em caixas (boxes, em inglês). Depois, eram recolhidas e distribuídas entre a população mais necessitada durante o dia 26 de dezembro.

Outra das teorias remete a uma tradição de aristocratas britânicos, que presenteavam os seus serviçais com bens entregues em caixas, no dia seguinte às festividades de Natal, num momento que terá ficado eternizado pela expressão Boxing Day.

O feriado de Natal e o culto ao Boxing Day

Com o passar dos anos, o desporto foi-se tornando parte importante dos momentos que se seguiam às festividades natalícias. E o surgimento do futebol acabou por redundar na criação de um dos maiores fenómenos da modalidade ao dia de hoje. 

Diz a história que, a 26 de dezembro de 1860, Sheffield FC e Hallam FC fizeram o primeiro jogo oficial de futebol de sempre. A partida terminou com triunfo do Sheffield, por 2-0, mas, acima de tudo, ficou marcada para a eternidade.

Contudo, só em 1871 é que o Boxing Day foi criado no Reino Unido, estabelecendo o dia seguinte ao de Natal como feriado, e foi preciso esperar até 1888 para que a liga de futebol inglesa fosse uma realidade.

Com a celebração do feriado depois das festividades natalícias, o desporto em geral, e o futebol em particular, foram ganhando expressão e importância, com a criação e disputa de várias provas e competições. E por aí evoluiu o Boxing Day do futebol como hoje o conhecemos.

Com deslocações mais curtas, para não obrigar os adeptos a grandes viagens, os clubes ingleses defrontam-se e promovem momentos únicos aos amantes da modalidade, que não falham no apoio à sua equipa, exibindo com orgulho todo o tipo de adereços com o emblema.

A data já se tornou "sagrada" para os adeptos e o potencial comercial da mesma fez com que vários outros países adotassem o modelo inglês. Exemplo disto é a Bélgica, cujo campeonato será retomado também esta segunda-feira.

É dia 26 de dezembro e há mais um Boxing Day a aproximar-se. E este é ainda mais especial, já que marca o regresso do futebol nacional depois da paragem para a disputa do Mundial-2022. A saudade já apertava. Que role a bola!