Candidatura lusa ao Puskás na letra de Rúben Lima: "Se mandarem mensagem, peço desculpa"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Candidatura lusa ao Puskás na letra de Rúben Lima: "Se mandarem mensagem, peço desculpa"

Rúben Lima marcou um golo sensacional ao serviço do Buckley Town
Rúben Lima marcou um golo sensacional ao serviço do Buckley TownArquivo Pessoal
Em poucos minutos, as redes sociais dispararam: "Está encontrado o golo do ano!", "Já viu o golo de Rúben Lima? Não vai ver muitos golos melhores do que este", "É candidato ao Púskas!". A internet parou para ver o magistral golo do jogador dos galeses do Buckley Town. Mas, afinal, quem é Rúben Lima? O Flashscore esteve à conversa com ele.

De ilustre desconhecido a um dos portugueses mais requisitados da última semana. Inúmeras mensagens, múltiplas chamadas, o telemóvel de Rúben Lima "está a pegar fogo".

Este português de 25 anos radicado em Wrexham, no País de Gales, desde os nove anos, é notícia nos quatro cantos do Mundo por um golo que marcou num encontro de pré-temporada. Ainda não viu as imagens? Pois bem, Rúben arrancou antes do meio-campo, passou por três adversários e finalizou a jogada individual com um remate de letra (rabona). Chapeau!

O momento foi captado e depressa chegou aos principais jornais inglesas, franceses, portugueses... E também a algumas das principais plataformas digitais relacionadas com o desporto-Rei, como é o caso do SPORTbible, que conta, só no instagram, com mais de sete milhões de seguidores (!).

"The Rubona"

"Não estava à espera desta repercussão toda. Tenho recebido muitas, muitas, muitas mensagens. Ainda não consegui ver tudo, está tudo maluco!", introduz Rúben Lima, em conversa telefónica com o Flashscore, antes de explicar o momento de pura inspiração.

"Estávamos a perder 0-2 e eu já estava com a cabeça quente... Eu costumo fazer alguns golos de letra no treino, mas nunca ninguém tinha filmado e não acreditavam que eu pudesse fazer em jogo. Curiosamente, nesse jogo disse a um amigo que ia marcar de letra. Quando puxei a bola para o lado só pensei: 'não vou conseguir chutar com o outro pé, vai ter de ser de letra'. E assim foi. Se não estivéssemos a perder tinha tirado a camisola", recorda.

Golo de Rúben Lima correu o Mundo
Golo de Rúben Lima correu o MundoFlashscore

Se Rúben ficou conhecido pelo golo, o guarda-redes do AFC Liverpool também não se livra da fama, mas por motivos completamente distintos.

"Pedido de desculpas? Por acaso, não pedi desculpa (risos). Mas se mandarem mensagem eu peço desculpa. Ele (o guarda-redes) diz que não vai jogar mais (risos)", atira o português.

"Puskás? Toda a gente diz que sim, vamos ver...", remata.

Ryan Reynolds e Rob Mcelhenney investiram no Wrexham
Ryan Reynolds e Rob Mcelhenney investiram no WrexhamWrexham AFC

Wrexham, a cidade que "respira futebol"

Rúben Lima nasceu em Queluz, na capital portuguesa Lisboa, e mudou-se para o País de Gales com apenas nove anos. Começou a jogar futebol aos 13, aos 15 esteve um mês e meio à experiência no Manchester United e, aos 19, deixou o futebol de lado por motivos profissionais.

"Comecei a trabalhar numa barbearia e o dono a loja não me libertava ao sábado. Por isso, estive cinco anos sem jogar futebol 11, apenas futsal no Cefn Druids FC, e este é apenas o meu segundo ano no futebol desde o regresso", explica.

O futebol é o "objetivo", mas não é a ocupação principal de Rúben. O português abriu a Freshfades, uma barbearia própria em Wrexham, onde já recebeu vários jogadores do Wrexham - Bryce Hosannah e Aaroin Hayden, por exemplo -, e também a promessa do Blackburn Rovers, Tyrhys Dolan, e ainda o central Tyler French, do Dundee.

"Tenho a minha loja, corto cabelo em Wrexham... Já ouviste falar de Wrexham!?", questiona Rúben, antes de prosseguir: "O futebol está a crescer muito aqui na cidade. Ninguém conhecia o clube, mas desde que o (Ryan) Reynolds comprou o clube, agora toda a gente conhece. Só se fala de futebol, toda a gente respira futebol. Já nem dá para comprar bilhetes".

Rúben vai participar na ronda preliminar da UEFA Futsal Champions League
Rúben vai participar na ronda preliminar da UEFA Futsal Champions LeagueArquivo Pessoal

O mediatismo em volta de Rúben não o deslumbra, até porque reconhece que pode ser passageiro. No horizonte está a participação na ronda preliminar da UEFA Futsal Champions League com a camisola do 'seu' Cefn Druids FC, embora o principal desejo passe por encontrar um novo clube no futebol.

"Se aparecer um clube, ótimo, se não aparecer tudo bem. Vou continuar a jogar o meu futebol, a cortar cabelo e a viver a vida", assegura.

Cefn Druids FC está no Grupo H
Cefn Druids FC está no Grupo HUEFA