Ciclismo: Kämna livre de perigo de vida após acidente durante treino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciclismo: Kämna livre de perigo de vida após acidente durante treino
Lennart Kämna sofreu uma queda grave num acidente de viação em Espanha.
Lennart Kämna sofreu uma queda grave num acidente de viação em Espanha.AFP
O choque é profundo, as consequências ainda não são conhecidas. Lennard Kämna estava a aperfeiçoar a sua forma para o Giro de Itália em Tenerife, mas agora o ciclista profissional alemão está no hospital com ferimentos. Um acidente de viação durante um treino na quarta-feira causou grande preocupação no ciclismo alemão.

O diagnóstico ainda não foi divulgado pela Bora-hansgrohe na manhã de quinta-feira. No entanto, a equipa tenciona fornecer informações mais concretas sobre o estado de saúde do alemão e o desenrolar do acidente ao longo do dia. Para já, Kämna, de 27 anos, foi aparentemente poupado a quaisquer danos graves ou permanentes.

"Lennard está a reagir e consegue mexer tudo. Felizmente, não há perigo de vida", disse o chefe de equipa Ralph Denk ao Bild:"Mas houve um grande impacto".

Denk quis falar primeiro com a polícia espanhola. No entanto, o acidente não foi obviamente culpa de Kämna. "Ele colidiu com um carro e, segundo as minhas informações, isso aconteceu quando estava a virar", disse Denk.

O acidente é, sem dúvida, um sério revés para Kämna. Mesmo que recupere a forma a tempo do Giro (a partir de 4 de maio), o seu papel na corrida será alterado devido à falta de quilómetros de treino.

Kämna tinha planeado uma nova tentativa de classificação geral na Volta a Itália, num papel de líder. "Queremos tentar de novo, ele tem o apoio da equipa", disse Denk ao SID no final de fevereiro. No ano passado, Kämna terminou em nono lugar como o melhor alemão.

O planeamento da época fazia sentido, uma vez que Kämna, vencedor de uma etapa do Tour em 2020, é um dos maiores talentos alemães. Forte nos contra-relógios e pode ser extremamente forte nas subidas. Também ganhou uma etapa no Giro e na Vuelta. Ciclistas como Kämna lutam pela camisola do líder.

No entanto, na Volta a França (a partir de 29 de junho), não estará a competir pela camisola amarela. A Bora-hansgrohe contratou o esloveno Primoz Roglic, vencedor do Giro, para o ataque ao pódio e a ajuda de Kämna seria mais do que bem-vinda.

Entretanto, o acidente não é o primeiro contratempo para Kämna. Para além de lesões e doenças, Kämna fez uma pausa mais longa em 2021. Sem Tour de France, sem Jogos Olímpicos, sem Campeonatos do Mundo - foi a sua cabeça, e não as pernas, que o atrasou.

Kämna recuperou há muito o equilíbrio perdido e, desde então, tornou-se o melhor ciclista profissional da Alemanha. Por conseguinte, não há que duvidar do seu regresso com êxito.