Tudo o que precisa de saber sobre o Grande Prémio dos Países Baixos em Zandvoort

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo o que precisa de saber sobre o Grande Prémio dos Países Baixos em Zandvoort

Por agora, tudo calmo em Zandvoort, antes do regresso da Fórmula 1
Por agora, tudo calmo em Zandvoort, antes do regresso da Fórmula 1 AFP
O Grande Prémio dos Países começa na próxima sexta-feira, com a primeira sessão de treinos livres, ao início da tarde. O Flashscore apresenta-lhe as estatísticas e os factos que acompanham a 13ª. corrida da temporada, no regresso da Fórmula 1.

Factos básicos

Comprimento da volta: 4,259 km.

Distância total: 306,587 km (72 voltas)

Pole position de 2022: Max Verstappen (Países Baixos), Red Bull

Vencedor da corrida de 2022: Verstappen

Recorde de volta: Lewis Hamilton (Grã-Bretanha) Mercedes 1:11.097, 2021

Hora de início: 14:00

Factos

- A corrida regressou ao calendário em 2021, pela primeira vez desde 1985.

Niki Lauda, Alain Prost e Ayrton Senna no pódio em 1985
Niki Lauda, Alain Prost e Ayrton Senna no pódio em 1985Profimedia

- Verstappen venceu em 2021 e 2022, ambas as vezes partindo da pole position, o que faz dele o único piloto atual na grelha a ter vencido o Grande Prémio dos Países Baixos.

- Zandvoort foi inaugurado em 1948, nas dunas de areia costeiras, e é frequentemente descrito como "old school" - um circuito rápido e fluido, com mudanças rápidas de direção e grande parte da volta nas curvas.

- As ultrapassagens podem ser um desafio, pelo que a tónica é colocada na qualificação.

- É uma viagem de comboio de 29 minutos a partir da Estação Central de Amesterdão. Um sprinter partirá para a estância balnear de cinco em cinco minutos, nos três dias de corrida (a partir das 7:00). Consequentemente, haverá comboios mais curtos e/ou menos comboios em outros locais dos Países Baixos.

- As duas últimas curvas têm um ângulo mais acentuado do que o Indianapolis Motor Speedway. A via de acesso às boxes, com 235 metros, é a mais curta da época e o limite de velocidade foi reduzido dos habituais 80 km/h para 60 km/h.

- O circuito estreito e sinuoso com 14 curvas é o segundo mais curto do calendário e a corrida tem apenas menos seis voltas do que no Mónaco. Apenas 55% da volta é efetuada a toda a velocidade.

Vitórias

- Verstappen venceu as últimas oito corridas e pode igualar o recorde de nove vitórias consecutivas numa época, estabelecido por Sebastian Vettel, também com a Red Bull, em 2013.

Verstappen venceu na Bélgica
Verstappen venceu na BélgicaProfimedia

- O piloto neerlandês venceu 10 corridas até agora em 2023. Tem 45 vitórias em 175 partidas e é o quinto na lista de todos os tempos. Alain Prost é o quarto com 51 vitórias.

- A Red Bull ganhou todas as corridas desta época (10 para Verstappen, duas para Pérez) e um total de 13 corridas consecutivas desde Abu Dhabi, no ano passado.

- Nunca nenhuma equipa ganhou todas as corridas numa época de campeonato.

- Hamilton tem um recorde de 103 vitórias em 322 partidas, mas não vence desde a Arábia Saudita em dezembro de 2021.

- Fernando Alonso, da Aston Martin, tem 32 vitórias, a mais recente das quais no Grande Prémio de Espanha de 2013, em casa, com a Ferrari, num recorde de 367 partidas.

Pole position

- A pole de Hamilton na Hungria, no mês passado, foi a 104.ª da sua carreira e acabou com a série de cinco consecutivas de Verstappen.

- A Red Bull fez a pole em nove das 12 corridas, com Charles Leclerc, no Azerbaijão e na Bélgica, e Hamilton na Hungria. Verstappen tem sete pole positions em 2023.

Pódios

- Seis equipas e oito pilotos terminaram no pódio esta época: Red Bull, Alpine, Aston Martin, McLaren, Mercedes e Ferrari. Verstappen ainda não terminou fora dos dois primeiros.

- Verstappen detém o recorde de mais pódios numa temporada - 18 em 2021.

- Michael Schumacher é o único piloto a ter terminado no pódio em todas as corridas de uma temporada, em 2002.

Pontos

- Verstappen tem 125 pontos de vantagem sobre Pérez.

Voltas mais rápidas

- Cinco pilotos diferentes marcaram as voltas mais rápidas nesta temporada: Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, Verstappen (6), Perez (2), George Russell e Hamilton, da Mercedes (2).