Alonso estava receoso em atacar Verstappen: "Pensei que poderia não conseguir terminar o circuito"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alonso estava receoso em atacar Verstappen: "Pensei que poderia não conseguir terminar o circuito"

Fernando Alonso com o seu prémio pelo segundo lugar no GP de Zandvoort
Fernando Alonso com o seu prémio pelo segundo lugar no GP de ZandvoortAFP
Fernando Alonso admitiu que teve de pensar duas vezes antes de tentar passar Max Verstappen no final do Grande Prémio dos Países Baixos, devido à reação do público se tivesse conseguido ultrapassar o piloto que corria em casa.

O piloto da Aston Martin terminou em segundo lugar, na corrida com chuva forte e bandeira vermelha, e elogiou o circuito e a atmosfera após a corrida.

"Este é um circuito muito especial, com todos aqueles fãs e toda aquela energia, por isso estamos sempre muito concentrados", disse o espanhol, aos jornalistas.

"Pensei em tentar uma manobra no último arranque, mas depois pensei que poderia não conseguir terminar o circuito, por isso mantive-me calmo no segundo lugar", assumiu.

"O carro respondeu perfeitamente"

Uma multidão de 105.000 pessoas tomou conta do circuito à beira-mar, num fim de semana em que 305.000 pessoas assistiram a um evento que se tornou uma celebração de Verstappen. O piloto da Red Bull não teve a vida fácil no domingo, com aguaceiros no início e no final da corrida, tornando-o num Grande Prémio em que qualquer erro poderia sairextremamente caro.

Alonso, também bicampeão mundial, começou em quinto na grelha, mas passou George Russell e Alex Albon na terceira curva, com uma manobra arrojada por dentro.

"Foi um daqueles domingos em que nos sentimos ligados ao carro, em sintonia com o carro e tudo o que fazemos, o carro respondeu na perfeição", disse Alonso.

Alonso subiu ao pódio seis vezes nas primeiras oito corridas da época, mas a Aston Martin perdeu o ímpeto nas últimas quatro corridas, com o espanhol a não conseguir terminar acima do quinto lugar, enquanto outros melhoraram.

Veterano ainda... a aprender

No domingo, a forma do início da época regressou e Alonso, o piloto mais experiente da grelha, fez a diferença com uma lição que tinha aprendido no início do fim de semana.

"Estava molhado (nos treinos) e numa das voltas de saída deixei passar alguns carros na linha de corrida normal e encontrei muita aderência no interior ao deixar passar os outros", disse aos jornalistas.

"Por isso, tive na minha cabeça durante todo o fim de semana que ia estar molhado. Estava pronto para tentar de novo.... Pensei na linha interior, que poderia funcionar e ultrapassámos aqueles dois carros. Esta deverá ser, sem dúvida, a corrida de recuperação do mês. Espero que sim", acrescentou.