Fórmula 1: McLaren e Aston Martin mostram melhorias nos treinos livres do GP Países Baixos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: McLaren e Aston Martin mostram melhorias nos treinos livres do GP Países Baixos

Fernando Alonso no seu carro
Fernando Alonso no seu carroAFP
A Aston Martin apresentou um novo fundo plano para o Grande Prémio dos Países Baixos e Fernando Alonso acabou no segundo lugar, dois décimos de segundo atrás de Verstappen, na primeira sessão de treinos. Na segunda sessão, foi Lando Norris a terminar no primeiro lugar à frente do neerlandês que a jogar em casa, pode igualar o recorde de vitórias consecutivas.

O fundo plano dos carros é um dos elementos mais comentados da atual temporada de Fórmula 1. Durante o Grande Prémio dos Países Baixos, Fernando Alonso e a Aston Martin fizeram alterações nesta área do seu carro. Essas modificações deixaram o espanhol em segundo lugar na primeira sessão de treinos livres, um décimo à frente de Hamilton e menos de três atrás do imbatível Max Verstappen.

Isso não quer dizer nada definitivo, já que haverá muitos testes com o carro durante o fim de semana, mas é encorajador para o bicampeão mundial começar com uma nota alta em Zandvoort. De facto, o último Grande Prémio em que a equipa britânica teve uma sensação tão boa foi no Canadá, onde alcançou o seu sexto e último pódio da campanha.

Por outro lado, Carlos Sainz não participou na primeira sessão de testes, uma vez que teve de entregar o Ferrari ao terceiro piloto da equipa. Leclerc e Shwartzman concentraram-se na aerodinâmica e nem sequer se aproximaram dos dez primeiros. 

A sessão ficou ainda marcada pelo despiste de Hulkenberg logo na primeira tentativa.

Segundo treino livre discreto

O segundo treino livre não foi tão bom para Fernando Alonso, que terminou a sessão em 10.º lugar, meio segundo atrás de Lando Norris, que terminou no topo. Apesar de ter mudado para os pneus macios cinco minutos antes do final da sessão, não conseguiu subir posições.

Sainz terminou no 16.º lugar e ainda teve uma passagem pela gravilha, graças ao vento que soprava no circuito.

Outro destaque vai para Daniel Ricciardo, que foi contra as barreiras para evitar o choque com Piastri, que se tinha despistado segundos antes e saiu com queixas nas mãos. Teremos de esperar pela evolução da lesão, uma vez que poderá mesmo falhar o resto do fim de semana.