Críquete: Khawaja impedido de usar símbolo da paz durante jogo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Críquete: Khawaja impedido de usar símbolo da paz durante jogo

Khawaja em treino antes do Teste do Boxing Day em Melbourne
Khawaja em treino antes do Teste do Boxing Day em MelbourneAFP
O australiano Usman Khawaja não teve autorização para colocar um símbolo da paz no taco e nas sapatilhas para o teste do Boxing Day contra o Paquistão, segundo informações divulgadas no domingo.

Um autocolante que mostra uma pomba preta e as palavras 01:UDHR - uma referência ao Artigo Um da Declaração Universal dos Direitos Humanos - estava no seu taco e sapatos durante o treino em Melbourne no domingo.

O astro teve várias reuniões com a Cricket Australia nos últimos dias para encontrar uma mensagem que fosse apropriada para o segundo teste desta semana, segundo a imprensa local.

Mas o seu último gesto humanitário foi recusado pelo Conselho Internacional de Críquete, informaram os jornais The Australian e Melbourne Age.

O ICC não estava imediatamente disponível para comentários.

Khawaja, um muçulmano, foi impedido de usar sapatos com os slogans escritos à mão "A liberdade é um direito humano" e "Todas as vidas são iguais" durante o primeiro teste em Perth. Ele queria mostrar o seu apoio ao povo de Gaza.

Mas foi-lhe dito que as mensagens desrespeitavam as regras da ICC sobre mensagens relacionadas com política, religião ou raça. Khawaja usou uma braçadeira preta durante o jogo e foi repreendido pela ICC, mas insistiu depois que era para um "luto pessoal" e prometeu contestar a decisão.

Khawaja falou na sexta-feira sobre a forma como o conflito entre Israel e o Hamas o tinha afetado, dizendo que se desesperava ao ver quantas crianças tinham sido mortas.

"Quando olho para o meu Instagram e vejo crianças inocentes, vídeos delas a morrer, a falecer, é isso que me atinge com mais força", disse: "Não tenho nenhuma agenda além de tentar iluminar o que sinto de forma muito apaixonada, muito forte".