Dez anos da Arena Fonte Nova: os jogos marcantes desde a reinauguração

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dez anos da Arena Fonte Nova: os jogos marcantes desde a reinauguração
Van Persie fez um golo histórico na Fonte Nova no Mundial-2014
Van Persie fez um golo histórico na Fonte Nova no Mundial-2014Profimedia
A Arena Fonte Nova completou 10 anos no último dia 7 de abril. O antigo estádio foi demolido e passou por uma reformulação completa para receber a Taça das Confederações e o Mundial-2014, depois de mais de cinco anos fechado. Uma década após a reinauguração, a nova Fonte já foi palco de partidas inesquecíveis para Bahia e Vitória, além de outras equipas e seleções.

Do Bahia-Vitória da reabertura ao recorde de público entre clubes, passando por uma goleada histórica dos Países Baixos, o Flashscore preparou uma lista com os jogos mais marcantes da Arena Fonte Nova.

Bahia 1-5 Vitória - Segunda fase do Campeonato Baiano de 2013

Além de marcar a reinauguração da Fonte Nova, o ano de 2013 tinha os dois rivais juntos na Série A do Brasileirão, após uma década. O Ba-Vi da reabertura, no Campeonato Baiano, foi inesquecível para ambos os lados. Renato Cajá marcou o primeiro golo da Arena, de penálti, e deu início à goleada do Vitória. Na final daquele mesmo Baiano, os rubro-negros ainda aplicaram outro massacre histórico no Bahia, por 7-3.

Bahia 2-0 Vitória - Final do Campeonato Baiano de 2014

A primeira grande conquista do Bahia na Arena Fonte Nova aconteceu em 2014, no Campeonato Baiano. Ainda a recuperar das goleadas sofridas contra o Vitória no ano anterior, o Tricolor entrou com tudo para abrir vantagem na final. O triunfo por 2-0 foi construído com golos de Anderson Talisca e Fahel. O título chegou na semana seguinte, no Barradão, após o empate 2-2.

Espanha 1-5 Países Baixos - 1.ª jornada do Grupo B do Mundial-2014

As finalistas do Mundial-2010 reencontraram-se logo na estreia em 2014. A campeã Espanha era favorita e abriu o marcador, mas foi atropelada pelos Países Baixos, com show de Robben e Van Persie. La Roja acabou eliminada na primeira fase, enquanto a Laranja só parou nas meias-finais. Foi o primeiro jogo do Mundial na Fonte Nova, que viria a ser conhecida como “Fonte dos Golos”: 24 bolas na rede em seis partidas, o recorde entre as sedes da competição.

Bahia 1-0 Sport - 2.º jogo da Final da Copa do Nordeste de 2017 

Faltava um título da Copa do Nordeste para a Arena Fonte Nova, até 2017. Na ocasião, o Tricolor Baiano enfrentou o Sport na decisão, num tira-teima dos clubes que reivindicam o estatuto de maior da região. Na primeira mão, um 1-1 na Ilha do Retiro, que deixou tudo em aberto para Salvador. Com a Fonte Nova lotada, Edigar Junio marcou um belo golo para dar ao Bahia o tricampeonato do Nordestão.

Bahia 2-3 Atlético Mineiro - Jogo do título do Brasileirão de 2021

O único título nacional decidido na Fonte Nova depois de 2013 foi de um clube mineiro. Em 2021, o Atlético Mineiro pôs fim ao seu jejum de 50 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro. A conquista chegou com uma recuperação histórica. O Bahia vencia por 2-0, já na segunda parte, mas o Galo fez três golos em seis minutos e garantiu o bicampeonato brasileiro. O resultado complicou a vida do Esquadrão, que acabou por descer de divisão.

Bahia 1-1 Vila Nova - 36.ª jornada da Série B de 2022

A última partida da lista é o recorde de público da Arena Fonte Nova em jogos de clubes, com 48.851 espectadores. Os adeptos do Bahia lotaram o estádio para o duelo que poderia confirmar o regresso à Série A, mas saíram frustrados com o empate. A confirmação da subida chegou apenas na última jornada, contra o CRB, fora de casa.