Dominar, aguentar e o VAR a salvar: Famalicão vence Casa Pia (1-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dominar, aguentar e o VAR a salvar: Famalicão vence Casa Pia (1-0)
Famalicão conseguiu superiorizar-se ao Casa Pia
Famalicão conseguiu superiorizar-se ao Casa PiaOpta by Stats Perform
O Famalicão venceu o Casa Pia por 1-0, no jogo que encerrou a 24.ª jornada do campeonato. Iván Jaime fez, aos 36 minutos, o golo que valeu os três pontos à equipa de João Pedro Sousa, num jogo em que o VAR também foi protagonista, pela positiva: um penálti a favor do Famalicão revertido e o empate do Casa Pia, num auto-golo de Penetra, anulado por fora de jogo. Com esta vitória o Famalicão atinge a fasquia dos 30 pontos, menos cinco que os lisboetas.

Recorde as incidências da partida

Depois da derrota diante do Benfica (0-2), João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, apostou em Gustavo Assunção e Denilson Júnior no onze, nos lugares de Zaydou e Pablo, tendo perdido à última hora Rúben Lima, devido a sintomas de gastroenterite.

Filipe Martins, em relação ao onze que venceu o Paços de Ferreira (2-1), na última jornada, apostou em Eduardo Ferreira, Romário Baró e Beni na equipa do Casa Pia, nos lugares de Lucas Soares, Neto e Soma.

Onzes iniciais de Famalicão e Casa Pia
Onzes iniciais de Famalicão e Casa PiaFlashscore

Não foi de penálti, foi em arco

O Famalicão começou ao ataque e logo aos quatro minutos quase se colocava na frente do marcador, num erro de Zolotic, pressionado por Sanca. Valeu Ricardo Batista, a defender o remate de Denilson Júnior.

Aos 13 minutos foi Ivo Rodrigues a ganhar um livre e, na conversão, a atirar a rasar a barra do Casa Pia. Aos 17', novamente numa bola parada, Iván Jaime atirou contra a barreira e, na recarga, Penetra rematou a rasar o poste.

A resposta do Casa Pia surgiu aos 27 minutos, num cabeceamento de Clayton à figura de Luiz Júnior, mas a equipa de Filipe Martins raramente conseguiu chegar perto da baliza do Famalicão.

Aos 28 minutos o árbitro Bruno Costa assinalou mesmo grande penalidade na área do Casa Pia, por falta de Fernando Varela sobre Denilson mas, alertado pelo VAR, reverteu a decisão e retirou o amarelo ao central dos lisboetas.

Depois de uma tentativa de cabeça, aos 34 minutos, após cruzamento de Penetra, Iván Jaime fez mesmo o 1-0, aos 36': grande passe de Gustavo Assunção, Iván Jaime tocou de cabeça e deixou Eduardo Ferreira fora da jogada antes de, na cara de Ricardo Batista, rematar em arco para o golo do Famalicão.

Foi para Soma(r) mas bateu no VAR

Filipe Martins estava visivelmente insatisfeito com a falta de intensidade da equipa e, ao intervalo, tirou Eduardo Ferreira e Afonso Taira, lançando Neto e Soma. E logo aos 48 minutos Godwin, quem mais, conseguiu disparar em velocidade, travado por Alexandre Penetra - valeu ao defesa do Famalicão a proximidade de Mihaj para o cartão não ser de outra cor.

Respondeu o Famalicão, aos 53 minutos, com um grande cruzamento de Penetra para Denilson Júnior, já na pequena área, atirar ao lado da baliza de Ricardo Batista.

Aos 64 minutos, já com o avançado Felippe Cardoso em campo, grande oportunidade para o Casa Pia, na sequência de uma bola parada, com Luiz Júnior a falhar o tempo de saída e com Fernando Varela a atirar à barra da baliza do Famalicão.

O Casa Pia crescia no jogo mas seria o Famalicão, aos 67 minutos, a criar perigo, com uma falha de marcação de Soma, permitindo a Francisco Moura servia Iván Jaime, que falou o remate. Na sobra, Pablo, descaído para a direita, rematou mas contra Zolotic.

Aos 72 minutos. em novo sprint de Godwin, surgiu o 1-1 para o Casa Pia, no cruzamento que encontrou Felippe Cardoso na área, com Penetra, no corte, a colocar a bola na própria baliza. O avançado brasileiro, porém, estava adiantado, pelo que, com recurso ao VAR, o árbitro Bruno Costa entendeu que teve influência no auto-golo e invalidou o golo.

Aos 77 minutos foi novamente Felippe Cardoso, já na pequena área, a ficar perto de empatar o jogo, antes de Francisco Moura, na jogada imediatamente seguinte, atirar a rasar o poste da baliza de Ricardo Batista.

Aos 83 minutos, novamente o Casa Pia muito perto do empate, por Soma, valendo ao Famalicão um corte crucial e impressionante de Mihaj: uma vez mais a jogada teve o dedo de Felippe Cardoso, que contornou Luiz Júnior e assistiu Soma para o remate rasteiro.

A cinco minutos do final Filipe Martins arriscou tudo, lançando para a estreia absoluta o avançado Kiki, reforço contratado ao Leixões na reabertura do mercado, para o lugar de Beni.

Nos seis minutos de compensação concedidos pelo árbitro o Casa Pia arriscou tudo e aos 90+4' Martín Aguirregabiria, com espaço, tinha tudo para matar o jogo mas optou pelo cruzamento, sem nenhum companheiro na área dos lisboetas. Já aos 90+7, num livre direto, até Ricardo Batista subiu à área do Famalicão mas o melhor que conseguiu foi novo livre, por falta sobre João Nunes, com os 22 jogadores dentro da área e a defesa famalicense a aliviar para o apito final de Bruno Costa.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o Famalicão subiu ao oitavo lugar, com os mesmos 30 pontos de Rio Ave (9.º) e Boavista (10.º), a cinco pontos, precisamente, do Casa Pia, que é sétimo classificado.

Homem do jogo Flashscore: Iván Jaime (Famalicão)

Classificação da Liga à 24.ª jornada
Classificação da Liga à 24.ª jornadaFlashscore