Deixados para trás na classificação, Bayern e Dortmund vão oferecer um "Klassiker" especial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deixados para trás na classificação, Bayern e Dortmund vão oferecer um "Klassiker" especial

Bayern Munique chega em boa forma ao clássico
Bayern Munique chega em boa forma ao clássicoAFP
A 12 de abril de 2014, o Borussia Dortmund venceu por 3-0 na Allianz Arena, graças a um golo de um certo Pierre-Emerick Aubameyang. Foi a última vez que o Dortmund conseguiu vencer o seu rival na Bundesliga. Uma eternidade, mas isso é realmente a coisa mais surpreendente antes deste 110.º Klassiker na Bundesliga?

"O nosso objetivo é ir a Munique no sábado e finalmente dar a volta às coisas", disse Edin Terzić em conferência de imprensa. O mote está dado: o Borussia Dortmund quer acabar com a invencibilidade do Bayern no Klassiker.

É relativamente lógico, já que os comandados de Terzic sofreram muito com a rivalidade nas últimas temporadas.

"Simplesmente chegou a hora", assumiu. De um modo geral, o Borussia Dortmund vê neste Topspiel uma oportunidade de se tranquilizar psicologicamente. A perda do título na última temporada obviamente doeu muito, simbolizando a enorme ascendência dos bávaros sobre o clube do Ruhr.

No entanto, o que está em jogo nesta partida é algo fora do comum, e é por isso que tais comentários foram feitos, já que nenhuma das equipas está em posição de disputar o título da Bundesliga no momento. É uma declaração francamente louca quando se considera o quanto Bayern e Dortmund jogaram na primeira divisão nas últimas quinze temporadas - e isso é dizer o mínimo.

Um Klassiker de estimação

Sabe qual foi a última época em que o Rekordmeister não foi o primeiro classificado no final da 26.ª jornada? Foi há doze anos, quando o rival Dortmund foi coroado campeão pela segunda vez consecutiva durante o reinado de Jürgen Klopp.

Desde então, os bávaros ganharam tudo e, nesta altura da época, estavam sempre à frente. No entanto, nos últimos anos, os bávaros têm-se mostrado cada vez mais frágeis, pelo que foi preciso um Bayer Leverkusen histórico para estar à beira de ver o seu domínio minado. No entanto, se olharmos mais para trás, temos de recuar até 2009-2010 para encontrar provas de uma época da Bundesliga em que um dos clubes não conquistou o título após 34 jornadas.

Nessa altura, o VfL Wolfsburgo abalou a ordem estabelecida graças a uma equipa liderada por Edin Dzeko. Depois de 26 jogos disputados, o Bayern estava em 4.º, mas não caiu verdadeiramente no campeonato - ao contrário do Borussia Dortmund.

Duas edições antes, era o Estugarda que tinha criado sensação, e é aí que a nossa máquina do tempo vai parar. Olhando para a tabela classificativa, a equipa então treinada por Ottmar Hitzfeld estava a nove pontos do líder Schalke 04 - que, por isso, não conquistou o título... Mais abaixo na tabela, o Borussia Dortmund jogava pela sobrevivência (15.º).

No entanto, se quisermos ser precisos, verifica-se que, no inverno de 2007, o Klassiker foi disputado logo em janeiro e, nessa altura, o Bayern estava ligeiramente mais próximo estatisticamente. Mas esse não é o ponto principal, já que os dois gigantes alemães não ficam uma temporada longe do título há 17 anos. Para o Dortmund, isso é provavelmente menos vergonhoso do que para os seus rivais, já que o Rekordmeister acostumou os observadores a estar no topo todos os anos por mais de dez anos.

E isso funciona, porque o Leverkusen está a fazer exibições incríveis. Mas, na realidade, os homens de Thomas Tuchel estão a ter um desempenho em linha com os seus padrões recentes (atualmente 60 pontos após 26 jogos, melhor do que no ano passado).

Este sábado, às 17:30, o público assistirá a um jogo de Klassiker que não parece ter muito em jogo... e isso é relativamente verdadeiro, pois é cada vez mais difícil acreditar numa reviravolta na classificação.

Por outro lado, se o Borussia Dortmund sair da Allianz Arena com o rabo entre as pernas e a equipa de Xabi Alonso perder pela primeira vez esta época no TSG Hoffenheim, o suspense será reacendido.

Siga o Bayern Munique-Borussia Dortmund no Flashscore