Mais espectadores, mais receitas: Bundesliga feminina regozija-se com "época cheia de recordes"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais espectadores, mais receitas: Bundesliga feminina regozija-se com "época cheia de recordes"

Sarah Zadrazil, estrela do Bayern Munique
Sarah Zadrazil, estrela do Bayern MuniqueProfimedia
A tendência ascendente da Bundesliga feminina continuou na época passada. Na temporada 2022/2023, a liga de elite alemã não só estabeleceu recordes em termos de espectadores, mas também em termos de receitas. Este facto foi anunciado pela Federação Alemã de Futebol (DFB) no seu relatório de época, publicado esta quinta-feira.

"Podemos olhar para trás e ver uma época cheia de recordes", afirmou a vice-presidente da federação alemã (DFB), Sabine Mammitzsch. Os recordes foram alcançados não só em termos de receitas publicitárias, mas também em termos de despesas totais e de pessoal e de audiências televisivas.

Graças, em parte, à maior visibilidade, a receita total de todos os clubes atingiu um novo recorde de quase 25 milhões de euros, com a marca de dois milhões por clube a ser quebrada pela primeira vez. Além disso, este valor mais do que duplicou nas últimas cinco épocas.

"Podemos dizer, com razão, que o ímpeto e a euforia gerados pelo Campeonato Europeu de 2022 são sustentáveis", disse Mammitzsch.

"O novo acordo de direitos de transmissão está em vigor desde a atual temporada 2023/24, que podemos continuar a utilizar em benefício dos clubes e jogadoras em termos de visibilidade. E isso também terá um impacto positivo na base económica da liga", explicou.

No entanto, tal como no ano anterior, os clubes da Bundesliga registaram um resultado médio negativo para a época (1,78 milhões de euros, no ano anterior 1,52 milhões de euros).

De acordo com a DFB, no entanto, isso não é um sinal de dificuldades económicas, mas "uma expressão do compromisso cada vez maior e mais intenso dos clubes licenciados com o futebol feminino e deve ser visto como um investimento".

"Estamos a crescer de época para época, e isso sublinha o desenvolvimento positivo da liga, que queremos continuar a impulsionar em conjunto com os clubes", sublinhou Manuel Hartmann, diretor-geral de Operações de Jogos da DFB.