"O momento certo": Christian Streich anuncia saída do Friburgo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
"O momento certo": Christian Streich anuncia saída do Friburgo
Christian Streich vai deixar o Friburgo
Christian Streich vai deixar o FriburgoProfimedia
Chegou a hora de uma despedida dolorosa: Christian Streich vai deixar o cargo de treinador do Friburgo no final da época. Uma nova renovação está fora de questão para o treinador de 58 anos. Antes de assumir o cargo de treinador principal, em janeiro de 2012, Streich já fazia parte do clube, primeiro como jogador e depois como treinador, numa relação com mais de 30 anos de duração.

Numa entrevista à revista 11 Freunde, no ano passado, Christian Streich já tinha dado a entender que a sua saída estava iminente: "Sinto que estou a envelhecer. A minha força está a diminuir". Mas, na altura, ainda tinha o suficiente para uma última renovação do contrato. Na primavera de 2023, prolongou o vínculo com o Friburgo por mais um ano. O treinador de longa data iria colher os frutos do seu trabalho mais uma vez.

No ano anterior, o SC Friburgo tinha falhado por pouco a qualificação para a Liga dos Campeões pela primeira vez. Em vez disso, o clube voltou a participar na Liga Europa, tendo passado a fase de grupos com distinção, apesar da forte concorrência. Um dos muitos pontos altos da era Christian Streich: em 2022, por exemplo, levou surpreendentemente o clube à final da Taça da Alemanha.

Streich está profundamente enraizado no clube.
Streich está profundamente enraizado no clube.Profimedia

Mais de 700 jogos como treinador do Friburgo

No entanto, o ex-atacante também conhece muito bem os percalços do negócio. Em 2014/15, não conseguiu evitar a descida para a Bundesliga 2. Mesmo assim, o clube manteve Streich. Esta atitude pouco convencional foi rapidamente recompensada. O clube regressou à Bundesliga logo no ano seguinte. Até à data, Streich treinou o Friburgo em 711 jogos oficiais, faltando oito jogos para o final da época.

No total, esteve ativo como treinador do Sport-Club durante 29 anos. "Este clube é a minha vida", disse Streich numa declaração oficial na segunda-feira: "Mas agora é o momento certo para dizer adeus".

Há muito tempo que pensava no assunto "e tivemos muitas discussões, mas creio que, após 29 anos, é a altura certa para dar lugar a novas energias, novas pessoas e novas oportunidades. No passado, já era muito importante para mim não perder o momento em que achei que era a altura certa para sair", disse Streich.

O diretor executivo Jochen Saier sublinhou: "Nas últimas semanas, tivemos uma troca de ideias intensa, muito confiante e emotiva com o Christian - no final da qual surgiu uma decisão que lamentamos, mas que respeitamos e compreendemos plenamente". O dirigente descreveu a era de Streich como um "momento especial" e sublinhou que "a viagem em conjunto não termina aqui e agora. Ainda há muito para alcançarmos juntos nos oito jogos restantes da Bundesliga".

Friburgo é nono na Bundesliga
Friburgo é nono na BundesligaFlashscore

Nas épocas anteriores, o treinador natural de South Baden prolongou sempre o seu contrato por um ano na primavera. Os seus jogadores lutaram por uma maior cooperação até ao fim. "Vamos respeitar e apoiar a sua decisão. Ele é um excelente treinador e uma pessoa extraordinária para quem há mais do que futebol", disse o capitão do SC, Christian Günter, no domingo.