Do susto à goleada: França bate Panamá (6-3) e passa aos oitavos como líder do grupo F

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do susto à goleada: França bate Panamá (6-3) e passa aos oitavos como líder do grupo F
A França vence o Panamá e avança para os oitavos-de-final com sete pontos
A França vence o Panamá e avança para os oitavos-de-final com sete pontosAFP
Uma vitória confortável para a equipa francesa que lhe permite passar à fase seguinte em primeiro lugar, depois do susto no jogo de abertura contra a Jamaica (0-0), que deixou todos os cenários possíveis em aberto.
As notas individuais dos onzes das duas equipas
As notas individuais dos onzes das duas equipasFlashscore

Recorde as principais incidências da partida

A França dependia de si própria para passar aos oitavos de final do Campeonato do Mundo como líder, mas corria o risco de ficar de fora da competição. Um empate era o suficiente para se classificar como vice-campeã e até seria suficiente se Jamaica e Brasil não vencessem. As chances eram muitas e tanto os europeus quanto a canarinha tinham toda a pressão sobre os ombros.

Marta Cox estava com vontade de festejar: a companheira de Jenni Hermoso no Pachuca surpreendeu com um chute espetacular e perfeito de pelo menos 25 metros no minuto inicial. Foi um remate no ângulo, impossível de ser encontrado por Pauline Peyraud-Magnin, e foi assim que ela deu vida a um grupo já vibrante. Uma das grandes candidatas da Austrália e da Nova Zelândia a vencer o torneio estava provisoriamente eliminada. Mas a competição estava apenas a ccomeçar...

O entusiasmo de Cox ao marcar um golo histórico, o primeiro da sua seleção num Mundial, ficou em segundo plano quando a equipe de Hervé Renard começou a apertar o cerco. Kadidiatou Diani teve a missão de substituir Eugenie Le Sommer - autora do golo inaugural contra a seleção gaulesa - e teve uma oportunidade clara logo no início, quando cabeceou a bola para o fundo das redes com um toque mais do que eficaz. O seu remate não acertou no alvo.

As principais notas estatísticas da partida
As principais notas estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Uma onda de golos

Selma Bacha entrava pelo flanco sem ser parada e a bola parada também preocupava o Panamá. A consistência foi recompensada ao fim de um quarto de hora, quando Maelle Lakrar cabeceou para fora sem que Deysire Salazar alterasse a trajetória do seu remate. Não havia nada que Yenith Bailey pudesse fazer, e ela não tinha ideia de onde a bola estava a vir. Depois de várias tentativas de recuperação, Diani fez o 1-2, e isso foi o suficiente para encerrar o jogo.

A jogadora do Paris Saint-Germain não recuou, como havia tentado inicialmente, mas acrescentou o seu nome à lista de goleadoras, depois de ter dado uma assistência no início do dia. O cruzamento de Eve Perisset ameaçou aumentar uma diferença quase intransponível, e um toque de mão na área deu a Kadidiatou a chance de marcar dois golos de penálti. Já nos acréscimos, Lea Le Garrec converteu o quarto golo com um passe para fora.

Estava tudo em aberto, mas aspanamianas insistiam em reduzir a diferença, e fizeram-no de onze metros, após um "atropelamento" de Elisa de Almeida a Riley Tanner. Yomira Pinzon rematou antes de o árbitro apitar e teve de voltar a marcar. Ela marcou os dois golos.

Diani marca dois golos de penálti
Diani marca dois golos de penáltiAFP

Laurina Fazer, que entrou ao intervalo, procurou o sexto golo com um pontapé para uma guarda-redes que mostrou estar recuperada com uma defesa a um grande remate de Estelle Cascarino. No final da partida, a equipa de Ignacio Quintana festejou o 3-5 através de Lineth Cedeno, que dançou com as suas companheiras e teve de parar devido a um fora de jogo que acabou por não existir... e, por isso, continuou a festejar. Mesmo depois de Vicki Becho ter feito o 3-6 em tempo de descontos.

 

Jogador do jogo do Flashscore: Kadidiatou Diani.