Federação Dinamarquesa faz nova tentativa para receber o Europeu de futebol feminino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Federação Dinamarquesa faz nova tentativa para receber o Europeu de futebol feminino
Dinamarca quer receber Europeu feminino em 2029
Dinamarca quer receber Europeu feminino em 2029Profimedia
A fase final em 2025 não se concretizou, mas a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) não desistiu da ideia de um Campeonato Europeu de Futebol Feminino nórdico.

A DBU, juntamente com a Federação Sueca de Futebol (SvFF), está agora interessada numa organização conjunta dinamarquesa e sueca do Campeonato da Europa de Futebol Feminino, em 2029.

As duas federações anunciaram este facto num comunicado de imprensa.

Ao contrário da candidatura ao Campeonato da Europa de 2025, desta vez a Noruega e a Finlândia não fazem parte do projeto. A análise é que a probabilidade de ganhar a organização é maior com apenas dois anfitriões.

Tal deve-se a considerações logísticas, a longas distâncias de viagem e a uma maior atenção à sustentabilidade.

"O futebol para raparigas e mulheres na Dinamarca e na Europa está a desenvolver-se rapidamente, com um interesse crescente e mais raparigas e mulheres a jogar futebol. Foi uma enorme deceção não nos ter sido permitido organizar um Campeonato Europeu Feminino em 2025, juntamente com os nossos amigos nórdicos", afirmou o presidente da DBU, Jesper Møller, no comunicado de imprensa.

"As nossas equipas nacionais precisam de experimentar um grande torneio em casa. É por isso que estamos agora a tentar novamente, em cooperação com a Suécia. As probabilidades são muito maiores do que se voltássemos a ser quatro países", acrescentou o presidente.

A UEFA deverá anunciar os critérios para a organização do torneio ainda este ano. Só quando estes estiverem concluídos é que as duas federações de futebol decidirão finalmente se apresentam uma candidatura efetiva.

Por conseguinte, as potenciais cidades anfitriãs serão também anunciadas numa data posterior. O comunicado de imprensa menciona o Parken, em Copenhaga, o Estádio de Brøndby e o futuro estádio de Aarhus como opções dinamarquesas.

O Campeonato da Europa de 2025 terá lugar na Suíça, país que o comité executivo da UEFA preferiu a Polónia, França e à candidatura nórdica conjunta da Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega.