Transferência iminente de Fatawu: Sporting ganha quase oito milhões e distribui outros oito

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Transferência iminente de Fatawu: Sporting ganha quase oito milhões e distribui outros oito

Fatawu em ação pelo Leicester
Fatawu em ação pelo LeicesterProfimedia
O Steadfast FC vai receber 7,9 milhões de euros (6,7 milhões de libras) da transferência iminente de Fatawu Issahaku do Sporting para o Leicester City este verão.

O extremo, que passou a época 2023/24 emprestado ao Leicester, desempenhou um papel crucial na promoção do clube de volta à Premier League.

Por conseguinte, espera-se que os Foxes acionem a taxa de obrigação de compra inserida no início da época.

Venda iminente

Quando o Sporting contratou Fatawu ao Steadfast, o clube inseriu uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, considerando que o esquerdino havia acabado de ganhar o prémio de melhor jogador na CAN sub-20 de 2021.

Apesar de ter impressionado e de ter sido promovido à equipa principal do Sporting após alguns meses nas equipas jovens, o extremo teve dificuldades em conseguir um lugar a titular sob o comando de Rúben Amorim.

À procura de mais minutos, Fatawu aceitou juntar-se ao Leicester, que tinha acabado de ser despromovido ao Championship, depois de o diretor de recrutamento Martyn Glover ter recomendado o extremo a Enzo Maresca.

O Leicester e o Sporting acordaram que o empréstimo de Fatawu por uma época poderia tornar-se permanente se o jogador cumprisse determinadas condições.

Assim que o ganês jogasse 60% dos jogos pelo Leicester e este fosse promovido, o clube inglês terá a obrigação de o comprar por 17 milhões de euros.

Issahaku (à esq.) festeja com Ndidi
Issahaku (à esq.) festeja com NdidiProfimedia

No entanto, há um senão.

Depois de violar as regras de rentabilidade e sustentabilidade (PSR) para o período que termina em 2022/23, a Premier League colocou um embargo de transferência ao Leicester. Como resultado, os Foxes não podem voltar a contratar ou registar novos jogadores sem a aprovação da EFL.

Maresca admite: "Neste momento, é complicado". A posição do clube em relação a Fatawu não mudou e o clube vai fazer de tudo para garantir que o ganês faça parte do plantel da Premier League.

Rúben Amorim confirmou que o Sporting vai tentar fazer dinheiro com o extremo na conferência de antevisão do jogo com o FC Porto.

"Fatawu é um jogador com muito talento, mas por vezes a dinâmica da equipa e os treinadores não conseguem tirar o melhor partido dos jogadores. Vamos ganhar dinheiro com ele. Estou muito feliz pelo Fatawu, que sempre se portou muito bem aqui, jogou na equipa A, na equipa B e na Youth League, sempre com um grande comportamento", afirmou.

O valor da indemnização

Se o Leicester encontrar uma maneira de pagar os 17 milhões de euros necessários para a transferência de Fatawu, o Steadfast receberá 7,9 milhões de euros.

O extremo começou a jogar profissionalmente no Steadfast e passou três anos no clube antes de ser emprestado ao Dreams.

Quando o Sporting pagou 1,2 milhões de euros ao Steadfast por Fatawu em 2022, o clube de Tamale pediu a inclusão de uma cláusula de venda de 50%.

Issahaku em ação pelo Sporting
Issahaku em ação pelo SportingAFP

A cláusula funciona de modo a que os 50% sejam do valor ganho com a futura transferência. Assim que o Leicester pagar os 17 milhões de euros, o Sporting retirará os 1,2 milhões de euros que investiu inicialmente em Fatawu.

Isto significa que os restantes 15,8 milhões de euros serão o valor ganho com a transferência para o Sporting e o Steadfast partilharem 50-50.

Ambas as partes receberão 7,9 milhões de euros quando o Leicester acionar a cláusula.

Uma pechincha para o Leicester

Há uma anedota popular que aconselha os adeptos a "nunca se apaixonarem por um jogador emprestado". É justo dizer que os adeptos do Leicester não o conseguiram evitar. Hoje em dia, é possível ver ocasionalmente uma bandeira do Gana no King Power sempre que o Leicester joga.

Já se tornou habitual ver Fatawu orquestrar o seu próprio cântico à frente dos adeptos sempre que os Foxes conquistam pontos importantes.

O jogador de 20 anos é a vida do balneário do Leicester com os seus movimentos de dança impecáveis. Em campo, é igualmente competente.

Fatawu marcou seis golos e fez 12 assistências em 2772 minutos no Championship esta época. O extremo parece ter renascido sob o comando de Maresca e recuperou a confiança nos flancos.

Com a inflação que o mercado de transferências tem registado nos últimos tempos, 17 milhões de euros por Fatawu, um jogador que conhece bem o Leicester, pode revelar-se uma pechincha.

Owuraku Ampofo
Owuraku AmpofoFlashscore