Euro-2024: Um Grão-ducado à espreita de fazer história

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Euro-2024: Um Grão-ducado à espreita de fazer história
Luxemburgo venceu a Islândia
Luxemburgo venceu a IslândiaFLF
Com cinco jogos realizados, o Luxemburgo já igualou a melhor marca de sempre no que toca a qualificações. Com os mesmos pontos do segundo lugar, espreita a primeira qualificação de sempre para um grande torneio continental.

Esta segunda-feira, Portugal e Luxemburgo vão defrontar-se pela 21.ª vez, desta feita a contar para a sexta jornada do Grupo J de qualificação para o Euro-2024. O saldo é claro: a Seleção Nacional venceu em 18 ocasiões (a última por 6-0, fora) e sofreu apenas uma derrota, em 1961.

O adversário não é propriamente desconhecido, sendo que esta é a terceira vez consecutiva que as duas equipas se defrontam em fases de qualificação (aconteceu para o Euro-2020 e Mundial-2022). Contudo começa a notar-se uma mudança neste Grão-Ducado de pouco mais de 640 mil pessoas, que sonha com algo que há 10 anos parecia impossível.

Os últimos encontros
Os últimos encontrosFlashscore

Com cinco jornadas disputadas, o Luxemburgo soma 10 pontos, fruto de três vitórias consecutivas (contra Liechtenstein, Bósnia e Islândia) e um empate na Eslováquia. Quer isto dizer que após a primeira volta, a equipa de Luc Holtz já igualou a melhor pontuação de sempre numa qualificação (10, em 1996, quando ficou no penúltimo lugar do Grupo 5).

Agora está colada à Eslováquia no segundo posto (tem os mesmos 10 pontos) e parte para os derradeiros cinco jogos com a possibilidade de sonhar com uma presença inédita num torneio intercontinental, visto que os dois primeiros lugares garantem o bilhete para o Euro-2024.

Tabela classificativa do grupo de Portugal
Tabela classificativa do grupo de PortugalFlashscore

Uma evolução notável se tivermos em conta que no início do século XXI, o Luxemburgo não somou qualquer ponto em fases de qualificação. Aliás, nos últimos três apuramentos para Europeus, o Grão-Ducado nunca fez mais do que quatro pontos. 

Números que servem para alertar Portugal de que este não será um jogo fácil, apesar dos 6-0 alcançados na primeira ronda.

O profissionalismo

Um factor que ajuda a explicar esta mudança de paradigma no Luxemburgo é também a subida de nível dos jogadores. Dos atletas utilizados nos cinco jogos de qualificação, apenas um atua no campeonato local (que ainda não é totalmente profissional): Dejvid Sinani, do Dudelange.

De resto, existe uma predominância de jogadores no futebol alemão (nove), sendo que há quem também atue no agora tão badalado campeonato saudita. Gerson Rodrigues, nascido no Barreiro, está ao serviço do Al-Wehda onde é adversário de nomes como Rúben Neves (Al Hilal) e Otávio (Al Nassr) que pode reencontrar esta segunda-feira no Algarve.

O último 11 do Luxemburgo
O último 11 do LuxemburgoFlashscore