Grupo A: Espanha vence (1-0) Noruega e está no Europeu, Geórgia goleia (4-0) Chipre

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Grupo A: Espanha vence (1-0) Noruega e está no Europeu, Geórgia goleia (4-0) Chipre
Atualizado
Gavi fez o golo da vitória de Espanha aos 49 minutos
Gavi fez o golo da vitória de Espanha aos 49 minutosAFP
A Espanha venceu este domingo a Noruega, por 1-0, em Oslo, confirmando assim o passaporte para o Euro-2024 e, automaticamente, qualificando também a Escócia e deixando a Noruega, de Haaland, Odegaard, Aursnes e companhia, fora do comboio para a Alemanha. Já a Geórgia, horas antes, somou a terceira vitória consecutiva sobre Chipre, com quatro golos na segunda parte, que garantiram os três pontos.

Noruega 0-1 Espanha

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A Espanha assumiu o seu papel habitual de dominadora da posse de bola desde o início, mas teve dificuldades em criar oportunidades - com um remate de Dani Carvajal fora do alvo aos 13 minutos, o primeiro disparo de ambos os lados. Os espanhóis pensaram que tinham inaugurado o marcador aos 20 minutos, quando Carvajal entrou na área e foi desviado pelo pé de Stefan Strandberg, antes de Álvaro Morata rematar para o fundo das redes. No entanto, Morata estava em fora de jogo no lance de Carvajal, pelo que o VAR anulou o que teria sido um auto-golo se o avançado do Atlético Madrid não tivesse tocado na bola. 

Nenhum dos guarda-redes foi testado ao longo de toda a primeira parte. Carvajal e Rodri viram os seus remates de longa distância serem desviados pelos visitantes, enquanto a única oportunidade de golo de Erling Haaland foi bloqueada.

Aos três minutos da segunda parte, a Espanha passou para a frente. Ferran Torres atirou a bola para a zona de perigo e seguiu-se um jogo de pinball dentro da área norueguesa, antes de a bola cair em Gavi, que encontrou o canto inferior. A bola caiu no pé de Gavi, que rematou para o fundo da baliza. Por momentos, parecia um déjà vu para a Roja, mas depois de um longo controlo do VAR, o golo foi anulado e o jogador do Barcelona marcou o seu segundo golo na fase de qualificação.

O substituto Antonio Nusa finalmente testou Unai Simón após a marca de uma hora, enquanto a Noruega, que contou com Aursnes, médio do Benfica, a titular, mostrava pouco da equipa que havia chegado ao jogo com uma sequência de quatro vitórias. Nos últimos dez minutos, Haaland antecipou-se ao seu marcador e rematou à baliza, mas mais uma vez Simón defendeu, garantindo a vitória da Espanha.

Os homens de Luis de la Fuente estão agora invictos há seis jogos e qualificaram-se para o nono Europeu consecutivo. A Noruega precisa agora de um favor noutro lado para se aproximar dos lugares do play-off.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Geórgia 4-0 Chipre

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Foi uma batalha entre as duas últimas nações do Grupo A de qualificação para o Euro 2024, com o Chipre a tentar vingar-se do Crusaders, depois de ter perdido por 1-2 no jogo da primeira volta, realizado em Larnaca, há quatro meses. Ainda sem ter conquistado um ponto e a jogar apenas pelo orgulho, os visitantes começaram por cima, quase chegando à vantagem aos cinco minutos, quando Charalambos Kyriakou obrigou Giorgi Mamardashvili a uma boa defesa num livre rasteiro.

A Geórgia acabou por entrar no jogo através de Khvicha Kvaratskhelia, que parecia perigoso depois de ter marcado o seu primeiro golo em 13 meses pelo seu país contra a Tailândia. Uma primeira parte relativamente tranquila terminou quando Demetris Christof passou por trás da defesa da Geórgia e rematou contra Mamardashvili, que mais uma vez salvou a sua equipa com uma boa defesa.

O que Willy Sagnol disse ao intervalo funcionou claramente, pois os seus jogadores saíram para o jogo e encontraram o fundo das redes aos 60 segundos, quando Otar Kiteishvili marcou o seu segundo golo pelo seu país, com um belo remate em arco para o fundo da baliza, a 20 metros de distância. Os anfitriões aproveitaram a mudança de ritmo para dobrar a vantagem por volta da hora de jogo, com Kvaratskhelia a marcar o seu merecido golo, depois de ter sido encontrado por um maravilhoso passe de Giorgi Chakvetadze, que deixou o extremo com uma finalização simples para fazer o 2-0.

Os visitantes só tinham marcado dois golos durante toda a campanha de qualificação e parecia improvável que conseguissem aumentar essa marca, depois de estarem a perder por dois.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

O jogo acabou por ser resolvido no final da partida pelo suplente Levan Shengelia, que marcou o seu primeiro golo pela seleção com um remate rasteiro, e por Georges Mikautadze, que marcou de grande penalidade para fechar o marcador nos descontos.

Classificação do Grupo A
Classificação do Grupo AFlashscore