Grupo E: Soucek trama Polónia e deixa checos à porta (1-1), Albânia voa em direção ao Euro (1-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grupo E: Soucek trama Polónia e deixa checos à porta (1-1), Albânia voa em direção ao Euro (1-1)

Atualizado
Sokol Cikalleshi fez o golo albanês através da marca de grande penalidade
Sokol Cikalleshi fez o golo albanês através da marca de grande penalidadeProfimedia
A República Checa está a um passo da oitava qualificação consecutivo para a fase final do Campeonato da Europa de 2024 depois de um empate a um em casa da Polónia, que já não tem hipóteses de se qualificar diretamente. Uma grande penalidade de Sokol Cikalleshi foi suficiente para a Albânia garantir um lugar no Euro-2024, apesar de ter empatado 1-1 no terreno da Moldávia, no Estádio Nacional Zimbru. Recorde-se que os albaneses são orientados pelo brasileiro Sylvinho, antigo lateral do Barcelona.

Polónia 1-1 República Checa

Depois de ver a Moldávia empatar 1-1 com a Albânia, líder do Grupo E, no início da noite, a República Checa sabia que uma vitória em Varsóvia garantiria o lugar no próximo verão. Esse incentivo estava claramente na mente dos homens de Jaroslav Silhavy, que começaram de forma brilhante no primeiro quarto de hora, com David Doudera a disparar um remate à queima-roupa para longe do alvo.

Escolhas iniciais e pontuações no final
Escolhas iniciais e pontuações no finalFlashscore

A Polónia foi crescendo gradualmente à medida que a primeira parte avançava, e esteve perto de assumir a liderança quando um cruzamento convidativo de Nicola Zalewski escapou por pouco à corrida de Karol Swiderski na área. A sete minutos do intervalo, Jakub Piotrowski encontrou o sítio certo na altura certa para aproveitar uma bola solta dentro da área e rematar para o seu primeiro golo internacional.

Determinados a encontrar uma resposta rápida no início do segundo tempo, os visitantes empataram em quatro minutos, graças a Tomas Soucek, que finalizou com precisão no canto inferior após o cruzamento de Vladimír Coufal causar confusão na defesa polaca. Num jogo em que os anfitriões tinham de ganhar, Robert Lewandowski parecia desesperado por marcar o seu primeiro golo nos últimos seis jogos contra os checos, mas o avançado do Barcelona desperdiçou a melhor oportunidade que teve no interior da área.

Determinados a encontrar uma resposta rápida no início do segundo período, os visitantes empataram em quatro minutos, graças a Tomáš Souček, que finalizou com precisão no canto inferior após o cruzamento de Vladimír Coufal causar confusão na defesa polaca. Num jogo em que os anfitriões têm de ganhar, Robert Lewandowski parecia desesperado por marcar o seu primeiro golo em seis confrontos diretos contra os checos, mas o avançado do Barcelona rematou de forma incaracterística por cima da barra quando estava bem colocado na área.

A 25 minutos do fim, os checos foram à procura do golo da vitória que carimbava o passaporte para a Alemanha. Os visitantes mostraram sinais promissores no último terço, mas acabaram por ficar aquém do esperado, com Doudera e Alex Král a falharem o alvo já perto do fim, enquanto Wojciech Szczesny mostrou serviço ao negar Ondrej Lingr nos últimos instantes. 

O resultado acaba com as esperanças da Polónia de garantir um lugar de qualificação automática, com os homens de Michał Probierz a olharem agora para os play-offs. Quanto à República Checa, precisa apenas de um ponto no último jogo do grupo, contra a Moldávia, para garantir o lugar no torneio do próximo verão.

Moldávia 1-1 Albânia

À entrada para o jogo, a Albânia sabia que só precisava de um ponto para garantir o lugar na fase final de um grande torneio pela segunda vez na sua história, na deslocação à Moldávia, equipa que derrotou por 2-0 no jogo da primeira volta desta campanha de qualificação. Os anfitriões começaram confiantes e criaram a primeira oportunidade do jogo, quando o seu melhor marcador de sempre, Ion Nicolaescu, quase marcou o 15.º golo pela seleção, mas foi travado por uma forte defesa de Etrit Berisha.

No entanto, o bom começo da Moldávia foi desfeito por uma tentativa de corte desajeitada de Ioan-Călin Revenco a Taulant Seferi, que levou Sokol Cikalleshi à marca de grande penalidade. O avançado não desperdiçou e marcou o seu primeiro golo da campanha de qualificação. Uma primeira parte relativamente tranquila terminou com um remate de longa distância de Nedim Bajrami, defendido com dificuldade por Dorian Railean, mantendo o marcador em 1-0 ao intervalo.

Escolhas iniciais e pontuações no final do encontro
Escolhas iniciais e pontuações no final do encontroFlashscore

A Albânia, que não sofreu golos em três dos últimos cinco jogos, mostrou-se outra vez incrivelmente sólida, limitando os anfitriões a remates de longa distância, sobretudo através de Nicolaescu, que obrigou Berisha a algumas defesas. O mais perto que a Moldávia esteve do empate foi através de um jogador adversário, mais concretamente Ardian Ismajli, que fez uma grande asneira ao afastar um cruzamento e teve a sorte de ver a bola sair para canto e não para dentro do poste.

A exibição de Taulant Seferi merecia um golo e o extremo esteve a centímetros de o conseguir, quando o seu potente remate foi desviado por Railean para a barra a 20 minutos do fim. Quando a Moldávia começava a lamentar mais um jogo em branco, chegaram finalmente ao empate, marcando pelo sexto jogo consecutivo, levando o jogo para uma reta final entusiasmante.

Apesar do esforço de ambas as equipas na fase final, nenhuma delas conseguiu encontrar o caminho do golo. O empate a um mantém vivas as esperanças de qualificação da Moldávia, que está a um ponto do segundo classificado, a República Checa, a uma jornada do fim.

Classificação do Grupo E
Classificação do Grupo EFlashscore