Southgate desdramatiza empate na Macedónia do Norte: "Importante foi contra Itália e Ucrânia"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Southgate desdramatiza empate na Macedónia do Norte: "Importante foi contra Itália e Ucrânia"
A Inglaterra sofreu um fraco empate em 1 a 1 com a Macedónia do Norte
A Inglaterra sofreu um fraco empate em 1 a 1 com a Macedónia do NorteAFP
Gareth Southgate insiste que o final sem brilho da campanha de qualificação da Inglaterra para o Euro-2024 não significará nada quando os ingleses chegarem à Alemanha. O objetivo passa por estar em Berlim

As expectativas de Southgate são tantas que a qualificação com um registo invicto num grupo potencialmente complicado que inclui a Itália e a Ucrânia lhe valeu poucos elogios.

O empate com a Macedónia do Norte, na segunda-feira, significou que a Inglaterra não conseguiu vencer uma equipa que ocupa o 66.º lugar no ranking da FIFA pela primeira vez desde 2016, quando empatou com a Eslovénia.

Mas com um vice-campeonato no último Campeonato da Europa, bem como aparições nas meias-finais e quartos de final do Campeonato do Mundo na era Southgate, o estatuto da Inglaterra como um dos favoritos ao Europeu-2024 é bem merecido após seis vitórias nas oito eliminatórias.

E Southgate está confiante de que o final monótono da campanha de qualificação da Inglaterra não será mais do que um pormenor irrelevante.

"Os resultados realmente importantes foram em março, contra a Itália e a Ucrânia. Isso significava que vir aqui era um teste completamente diferente", explicou: "Achei que, como já estávamos classificados e tudo tinha sido alcançado, a mentalidade dos jogadores era excelente. A qualidade da bola foi boa num campo difícil. O último passe ou a finalização foram difíceis de encontrar. Mas achei que houve muitas actuações positivas."

Uma área de preocupação para Southgate pode ser a luta da sua equipa para perfurar os blocos defensivos da Macedónia do Norte e de Malta nos últimos quatro dias.

Southgate não contou com o influente médio do Real Madrid Jude Bellingham devido a lesão nos dois jogos de qualificação, enquanto o recordista de golos da Inglaterra, Harry Kane, ficou no banco durante os primeiros 58 minutos contra a Macedónia do Norte. Só quando o capitão entrou em campo é que a Inglaterra chegou ao empate, um autogolo de Jani Atanasov, que tentou impedir que o avançado do Bayern de Munique desviasse um canto de Phil Foden.

Os últimos jogos de Inglaterra
Os últimos jogos de InglaterraFlashscore

"Muito para pensar"

Southgate deve ter notado que a sua seleção levou 65 minutos a fazer o primeiro remate enquadrado na vitória sobre Malta em Wembley na sexta-feira.

E, apesar de a Inglaterra ter tido 75% da posse de bola contra a Macedónia do Norte, só conseguiu dois remates enquadrados, fazendo com que fosse apenas a terceira vez nas últimas 26 partidas das eliminatórias para o Europeu que os ingleses não conseguiram somar o máximo de pontos.

Na verdade, as exibições letárgicas da Inglaterra nos últimos dois jogos se devem muito ao estatuto de jogos e à programação a meio de um mês agitado de partidas da Premier League e da Liga dos Campeões.

Mas Southgate ainda vai querer melhores desempenhos nos particulares contra Brasil e Bélgica em março. Nessa altura, já saberá quais as equipas que a Inglaterra vai defrontar na fase de grupos, sendo que o ponto conquistado em Skopje garante a presença no pote que contém os primeiros classificados.

"A próxima parte emocionante é o sorteio no início de dezembro e veremos como será o caminho", disse Southgate.

A classificação final do grupo
A classificação final do grupoFlashscore

A escolha do número de jovens talentos que a Inglaterra levará para a Alemanha manterá Southgate ocupado durante o inverno. Ele ficou impressionado com a forma como o jovem lateral esquerdo do Manchester City, Rico Lewis, lidou com a sua estreia.

A exibição equilibrada de Lewis foi ainda mais louvável depois de ele ter sido duramente julgado por ter cometido uma falta sobre Bojan Miovski, concedendo o penálti que resultou no golo da Macedónia do Norte, marcado por Enis Bardhi.

"Rico esteve excelente. A sua compostura com a bola e a forma como reagiu a esse contratempo, é um super futebolista", afirmou.

O defesa Marc Guehi, do Crystal Palace, também chamou a atenção de Southgate.

"Ele foi excelente em todos os jogos e mostrou grande compostura, levando o que vi dele no seu clube para o futebol internacional. Isso não é fácil", disse.

A experiência de Southgate com o lateral-direito do Liverpool, Trent Alexander-Arnold, no meio-campo ainda não foi concluída. Mas, como é sua ambição levar a Inglaterra, quarta colocada no ranking mundial da FIFA, ao topo da tabela, o técnico vê o futuro com otimismo.

"Há muitos jogadores para acompanhar. Trent mais uma vez fez um excelente trabalho. Temos também Rico, Cole Palmer, há muito em que pensar", concluiu.