Ancelotti: "LaLiga tem um problema de racismo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ancelotti: "LaLiga tem um problema de racismo"
Carlo Ancelotti culpa as autoridades pela sua inação
Carlo Ancelotti culpa as autoridades pela sua inaçãoAFP
Carlo Ancelotti afirmou que "LaLiga tem um problema de racismo", após os múltiplos incidentes ocorridos durante a derrota do Real Madrid por 1-0 no Mestalla contra o Valencia, que envolveram a expulsão de Vinícius no final do jogo (90'+7').

"Nunca pensei em expulsar um jogador por racismo. O que aconteceu hoje (domingo) já nos aconteceu, mas não desta forma. Isto é inaceitável. A Liga espanhola tem um problema de racismo. E o problema não é o Vinicius. O Vinicius é a vítima. Mas há um problema muito grave", afirmou o técnico italiano em conferência de imprensa.

Durante todo o jogo, o público presente no estádio Mestalla insultou o jogador brasileiro, mas há dúvidas sobre o conteúdo dos insultos. Ancelotti ouviu o estádio gritar "mono", que significa macaco em espanhol, mas um jornalista disse-lhe na conferência de imprensa que os espetadores estavam a gritar "tonto", que significa "idiota" em espanhol.

Ancelotti não ficou convencido com esta explicação. "Porque é que acham que o árbitro parou o jogo? Porque o público estava a gritar "imbecil" para o Vinicius? Não. O árbitro parou o jogo porque abriu o protocolo de racismo", argumentou o italiano.

Por volta dos 70 minutos do jogo, Vinicius apontou para um adepto e os jogadores foram relatar o incidente ao árbitro.

"Perguntei-lhe (Vinicius) se queria continuar a jogar, e ele quis continuar. O árbitro disse-me que ele também tinha de continuar, que aplicaria o protocolo se voltasse a acontecer. Mas voltou a acontecer, porque quando o expulsou com o cartão vermelho, o estádio inteiro começou a cantar "macaco, macaco". Isto não pode continuar. Estou muito triste", lamentou o treinador italiano.

Para além deste incidente, uma outra discussão entre o avançado brasileiro e Hugo Duro levou à expulsão de Vini aos 90+7 minutos, mas o árbitro decidiu não sancionar Duro.

"Em todos os estádios de Espanha, as pessoas desrespeitam Vinicius continuamente", lamentou Dani Ceballos à Movistar, após o apito final.

"Se o Vini tivesse dito "vou sair do campo", eu teria saído com ele", disse Thibaut Courtois, que ouviu "gritos de macaco por volta do minuto 20".

"Já houve queixas, mas o que é que elas conseguiram? Nada. A única solução é parar o jogo", concluiu Ancelotti.