Olhar português: O renascimento de Almeida e o desempenho europeu de Vitinha e Guerreiro

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Olhar português: O renascimento de Almeida e o desempenho europeu de Vitinha e Guerreiro
André Almeida em crescendo no Valência
André Almeida em crescendo no ValênciaAFP/Flashscore
Terminada mais uma semana de futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Inglaterra, onde três portugueses estiveram em destaque, passamos ainda por Espanha, Itália, França e Alemanha, antes de um salto habitual pelos golos de portugueses nos quatro cantos do mundo.

A nossa viagem arranca no país vizinho. Em solo espanhol, André Almeida está a celebrar o regresso à sua melhor forma e foi mais uma vez decisivo ao serviço do Valência. Depois de ter saído do banco para dar a vitória em Granada, o médio português foi titular, seis meses depois da última vez, e voltou a fazer o gosto ao pé, desta feita na deslocação che a Osasuna (0-1).

Ainda antes da eliminação europeia aos pés do Paris Saint-Germain, o Barcelona bateu o Cádiz (0-1) e o golo foi marcado pelo internacional português João Félix, que tem como principal objetivo continuar no conjunto blaugrana para além da presente temporada.

Seguimos para Inglaterra. O Manchester United somou o quarto encontro consecutivo sem conseguir saborear a vitória, somando mais um empate, no caso na deslocação a Bournemouth (2-2), e o mau momento coletivo parece não interferir no momento individual de Bruno Fernandes. O internacional luso anotou os dois golos dos red devils, chegando aos quatro tentos nos últimos três jogos.

O mapa de passes de Bruno Fernandes
O mapa de passes de Bruno FernandesAFP/Opta by Stats Perform

Quem também continua de pé quente é Fábio Carvalho. Emprestado pelo Liverpool ao Hull City, o médio marcou o segundo golo do triunfo dos tigers na receção ao QPR (3-0). Nota ainda para a assistência de José Sá para o golo de Matheus Cunha no empate do Wolves na visita ao Nottingham (2-2), de Nuno Espírito Santo.

A nossa rota do Olhar Português dá um salto a Itália, onde Rafael Leão marcou no empate do AC Milan na visita ao terreno do Sassuolo (3-3), com o português a ser mesmo o melhor em campo segundo os parâmetros estatísticos do Flashscore, e passa também pela Alemanha.

Numa semana em que terminou com a consagração do Bayer de Xabi Alonso na Bundesliga, importa colocarmos também o foco em Raphael Guerreiro, que não quer perder um lugar na lista do selecionador português Roberto Martínez para o Campeonato da Europa. O lateral abriu caminho para a vitória do Bayern Munique sobre o Colónia (2-0) e assistiu para o golo de Kimmich, frente ao Arsenal (1-0), que confirmou a passagem dos bávaros para as meias-finais da Liga dos Campeões.

Para terminar em beleza: França. Depois de ter feito o gosto ao pé na primeira mão dos quartos da prova milionária, Vitinha continua a encantar os adeptos parisienses e voltou a marcar na estrondosa vitória do Paris SG na deslocação a Barcelona (1-4), que confirmou a passagem do conjunto de Luis Enrique para a próxima fase da maior competição europeia a nível de clubes.

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Carlos Forbs (Ajax B, Países Baixos), Chiquinho (Olympiacos, Grécia), Daniel Candeias (Kocaelispor, Turquia), Gonçalo Agrelos (ND Primorje, Eslovénia), João Lameira (FC Otelul, Roménia), Joël Monteiro (Young Boys, Suíça), Marco Paixão (Sanliurfaspor, Turquia), Márcio Meira (ENP, Chipre), Pedro Delgado (Shandong Taishan, China) e Pedro Nuno (Sebail PFK, Azerbaijão).