Xavi: "Precisávamos da bronca ao intervalo do último jogo e penso que correu bem"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Xavi: "Precisávamos da bronca ao intervalo do último jogo e penso que correu bem"
Xavi, antes do jogo contra o Las Palmas
Xavi, antes do jogo contra o Las PalmasFC Barcelona
Xavi Hernández analisou o jogo desta quinta-feira contra o Las Palmas, que encara com um bom pressentimento após a pausa de Natal. O treinador do Barça também espera muito de Vítor Roque, bem como do resto do plantel, depois da repreensão que lhes deu ao intervalo do jogo contra o Almería.

Muitos nomes, elogios ao adversário e treinador, e uma mensagem de otimismo para lutar por títulos no resto da época. Leia abaixo o que disse Xavi na conferência de imprensa antes do jogo com o Las Palmas.

O rival e o treinador: "Pimienta é um grande treinador. Jogam bom futebol. É muito parecido com o que procuramos: abordagem ofensiva, triangulação, ataque, pressão alta... Conhecemo-nos bem e tenho muito respeito por ele. Vai ser um adversário difícil. Já perderam equipas como o Atlético naquele campo. Penso que regressámos muito bem das nossas férias. É altura de mostrar, não é preciso palavras, é altura de jogar bem. Temos de encontrar essa continuidade no nosso jogo e nos resultados".

Vitor Roque: "O processo de inscrição ainda está pendente. Estará na lista de convocados. Será uma questão de horas, esperamos tê-lo no plantel".

O jogo é um barómetro para ver como está a equipa: "Estou a ver o que resta para ver se competimos bem e encontramos a chave definitiva para jogar bem e ganhar. Regressámos e treinámos muito bem depois das férias, a equipa precisava disso. Precisávamos do que aconteceu ao intervalo contra o Almería, a equipa reagiu".

Opções de contratação de Aleix García: "Não falei com o Aleix nem com nenhum outro jogador. Não sei se vamos poder contratar outro jogador, dependemos do fair-play financeiro. Estou em contacto permanente com Deco e Laporta. De momento, não há novidades".

Iñigo Martínez, recuperado?: "Ainda não para este jogo, mas sim para domingo na Taça".

O que pede para o novo ano? "Sucesso significa ganhar títulos. Estamos como no ano passado. Temos quatro em jogo. Um está a correr muito bem, estamos nos oitavos de final da Liga dos Campeões; a sete pontos dos líderes da Liga. E há duas competições maravilhosas que estão a começar, a Taça e a Supertaça. Peço saúde, felicidade, que os jogadores se divirtam e passem um bom bocado, mas sobretudo que ganhem".

Pedri: "Está bem, está a sentir-se bem, veremos se pode participar nos próximos jogos. Está animado e feliz porque tem boas sensações".

A mensagem dura no balneário: "A segunda parte foi muito forte. Mudou completamente a equipa, era preciso falar de forma clara e enfática e os jogadores estão em sintonia com a equipa técnica, concordando que não estávamos ao nível exigido no Barcelona. Esperemos que possamos ver a cara do Barça como na segunda parte contra o Almería".

Os primeiros dias de Vítor Roque: "Está disponível para o grupo, vamos pouco a pouco, tem 18 anos e não podemos sobrecarregá-lo com responsabilidades, mas vejo-o pronto, está bem fisicamente, tem-se cuidado muito profissionalmente. Tem muita vontade e entusiasmo, mas vamos ser cautelosos".

Lewandowski e a concorrência: "Lewa, João, Ferrán, Rafa e Lamine vão dar-se bem. Quanto mais eles nos ajudarem, melhor. Também vai gerar competitividade no grupo, o que é um aspeto positivo".

Tornarmo-nos fortes não só na área: "Com o Girona perdemos por 2-4, mas fizemos um bom jogo. Por vezes, o resultado é impostor. Melhorámos o nosso jogo em muitos jogos em comparação com o ano passado. Precisamos de melhorar nas áreas. O que nos está a afetar é a nossa falta de eficácia no ataque e os erros na defesa".

Se fosse necessário, substituiria Lewandowski por Vítor Roque ou por outro jogador? "Isso já aconteceu. Não posso tratar um jogador de forma diferente do outro. Quem está em campo é porque vai ajudar, o grupo está acima do indivíduo. O exemplo é o último jogo".

Avançados compatíveis

Lewandowski pode jogar com Vítor?: "Podem adaptar-se perfeitamente, não haverá qualquer problema em jogarem juntos".

Mesinho: "Vi-o muito pouco. Não estamos a olhar para os outros jogadores, estamos a olhar para os nossos. Estou concentrado nos nossos".

Vítor Roque e a adaptação: "Temos o Bojan para o ajudar na adaptação. Raphinha também fez de guia. O Araújo fala português... está a ser bastante fácil para ele, vamos ajudá-lo, tenho falado com ele individualmente, mostrando vídeos do que queremos individual e coletivamente".

Haaland ou Mbappé: "Neste momento, não estamos a pensar neste tipo de contratações, infelizmente não temos meios financeiros para pensar nelas. Temos de atingir a excelência com os jogadores que temos, vai ser uma época difícil, em que precisamos de estabilidade e união. Faltam cinco meses para competir, continuo com o mesmo entusiasmo do primeiro dia, ganhámos dois títulos na época passada e espero que possamos repetir a época e alcançar o sucesso, estamos no bom caminho".

De Jong: "Frenkie é muito exigente consigo mesmo. Está num nível muito alto, é um dos melhores médios do mundo. Ele mudou em termos de maturidade, de compreensão do jogo, encontrámos uma posição em que atua e isso nota-se quando não está na equipa. É um jogador fundamental, com capacidade de liderança, não se deixa queimar pela bola, é extraordinário".

Qual a área que mais preocupa: "Estou mais preocupado com a área defensiva. Este ano sogremos muito e estou a sofrer com isso, temos também de melhorar a nossa eficácia, mas sobretudo o nosso nível defensivo".

Com o que têm, podem aspirar a títulos? "Acredito sinceramente que sim, absolutamente sim, estou convencido porque os vejo treinar e sei do que são capazes".

Julian Araujo e o empréstimo: "Muito positivo, Bojan está a fazer o acompanhamento dos emprestados, está a jogar bem, com personalidade, está a fazer uma grande época e estou feliz por ele".

Las Palmas, segundo pior ataque: "Temos de criar oportunidades, nos últimos dois jogos da Liga rematámos mais de 30 vezes à baliza, é esse o objetivo para amanhã, atacar, pressionar alto, ter a posse da bola, mas é isso que o Las Palmas também quer. Pimienta está a trabalhar muito para isso".