Burgos expulsa "para sempre" adepto acusado de homicídio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Burgos expulsa "para sempre" adepto acusado de homicídio

O estádio de Burgos.
O estádio de Burgos.Burgos C.F.
O clube reagiu com veemência aos acontecimentos que ceifaram a vida de Sergio Delgado.

O Burgos anunciou, esta quarta-feira, que decidiu expulsar "para sempre" o indivíduo que é acusado de matar com um murro um jovem de Valladolid. O incidente ocorreu na Plaza de La Flora, na madrugada de sábado, horas antes de os adeptos do Burgos vencerem o Sporting Gijón, por 1-0. Dani Ojeda marcou o único golo do jogo, embora o futebol já estivesse em segundo plano.

O Tribunal de Instrução número 3 da cidade decretou a prisão preventiva sem fiança para o arguido, que reconheceu a agressão, mas não admitiu que o motivo fosse o seu local de origem. Desta forma, o arguido tenta dissociar-se do eventual crime de ódio, o que aumentaria a pena. Os familiares da vítima, por outro lado, apontam para esta hipótese e esperam que a pena seja a mais elevada possível.

Como se soube nos últimos dias, o homicida era adepto da equipa El Plantío, que ocupa o nono lugar da LaLiga 2, e tem estado ligado a um grupo radical. Como se pode ler no comunicado, o clube reiterou "o seu firme compromisso na luta contra a violência, o racismo e a xenofobia, confiando que estes tristes acontecimentos não se repetirão".

No plano desportivo, os comandados de Jon Pérez Bolo estão a caminho de uma salvação confortável (têm 42 pontos e estão muito longe da zona vermelha). De facto, o Racing Ferrol, sexto classificado, está apenas a um ponto. O balanço é positivo até ao momento (12 vitórias, seis empates e uma dezena de derrotas) e convida ao otimismo. Com 35 golos marcados e outros dois sofridos, os próximos meses parecem tranquilos e até emocionantes.