Alexandre Lacazette: O General que agregou o Lyon

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alexandre Lacazette: O General que agregou o Lyon
Alexandre Lacazette comemora com Saël Kumbedi contra o Toulouse
Alexandre Lacazette comemora com Saël Kumbedi contra o ToulouseAFP
O General não ia cair sem lutar. No seu pior momento durante mais de metade da época, Alexandre Lacazette liderou a revolta do Lyon e tem vindo a acumular golos nos últimos dois meses e meio. Com ele, um clube inteiro redescobriu a sua ambição depois de ter estado à beira do colapso.

Quando o Lyon deixou o Velódrome depois de ter sido goleado (0-3) pelo Marselha, a 6 de dezembro, Alexandre Lacazette só tinha marcado 3 golos. Um registo miserável. Depois de marcar e ser expulso contra o Montpellier na segunda jornada (1-4), o general marcou dois golos contra o Lorient ( 3-3) em 8 de outubro, antes de começar a disparar pólvora seca. A chegada de Pierre Sage ao banco não permitiu que ele encontrasse o fundo da rede, o que causou sérias preocupações ao capitão.

De volta ao ativo

Mas Gone ama demais o seu clube para deixá-lo cair sem lutar. Fiel à alcunha, voltou à batalha. Seis dias depois da derrota com o Marselha, Lacazette marcou três gols contra o Toulouse (3-0) e deu o pontapé inicial na sua temporada e na do Lyon. Desde a 15.ª jornada, o jogador que tinha perdido algum do seu protagonismo com Fábio Grosso redescobriu a eficácia: 9 jogos, 9 golos. Com três golos nos últimos quatro jogos, Lacazette tem desempenhado um papel importante na corrida da sua equipa para o 10º lugar.

À sua imagem, um clube inteiro recuperou a razão. Claro que John Textor pôde recrutar durante o inverno, e essa oportunidade não foi desperdiçada. Mais sólido, graças nomeadamente à contribuição de Nemanja Matic no meio-campo, o Lyon foi revitalizado e o capitão voltou a brilhar, à imagem da sua época de 2022/23, a do seu regresso à equipa, onde terminou o ano com 27 golos e 5 assistências em 35 jogos do campeonato.

Com uma média de um golo  a cada 139 minutos, Lacazette ainda não está no mesmo nível do ano passado (um golo a cada 92 minutos), mas está a aproximar-se do último trimestre da temporada. Com este ritmo, o Lyon quase esquecerá a primeira metade desastrosa, especialmente se se qualificar para a final da Taça de França pela primeira vez desde 2012 e chegar à Liga Europa.

Os números de Lacazette
Os números de LacazetteFlashscore

Com quase 33 anos, o general continua a ser a referência da sua equipa, tanto pela sua experiência como pelo exemplo que dá aos seus companheiros. Mesmo quando a situação se complicou, nunca interferiu publicamente e voltou a ser o favorito num momento crítico. Embora não consiga igualar o número de golos da época passada, pode aspirar a aproximar-se da marca dos 20 golos. A 11 jogos do fim do campeonato e com oito golos marcados, seria um feito admirável. Se isso acontecer, o Lyon terá salvado o dia na Ligue 1 e poderá até olhar para 2024-2025 com muito mais serenidade. E isso estava longe de ser uma conclusão precipitada há apenas um mês.

Siga o Lyon - Lens no Flashscore