A explosão de Marcus Thuram debaixo dos holofotes da Liga dos Campeões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A explosão de Marcus Thuram debaixo dos holofotes da Liga dos Campeões
A explosão de Thuram no futebol europeu
A explosão de Thuram no futebol europeuAFP
Comprado para dar mais dinamismo ao ataque, mas nunca visto como um marcador de golos, o filho de Lilian deu aos nerazzurri uma vitória muito importante com o golo diante do Benfica.

O seu nome é Marcus Thuram e ele resolve problemas. Pode não ter as feições do Sr. Lobo, a personagem histórica das "Hienas" de Tarantini, mas o avançado do Inter permitiu que os nerazzurri materializassem o seu domínio sobre o Benfica, encontrando assim a primeira vitória na Liga dos Campeões desta época. O triunfo não foi pequeno, pois permitiu aos nerazzurri manter o confronto direto com a Real Sociedad no topo do grupo da Liga dos Campeões.

Depois de duas oportunidades desperdiçadas pelo capitão Lautaro Martinez, foi o filho da arte que resolveu o intrincado quebra-cabeças apresentado pelos portugueses, domados pelos nerazzurri em quase todos os aspectos do jogo. Para vencer, no entanto, é preciso marcar, e foi o próprio Thuram quem o fez, recrutado para atuar como um segundo atacante físico e de alto astral, mas não o primeiro a marcar. Uma resposta decisiva ao preconceito.

Os números diante do Benfica
Os números diante do BenficaOpta by Stats Perform, AFP

Só golos de qualidade

Na noite de terça-feira, porém, foi um remate de pé direito dele que fez suspirar de alívio Simone Inzaghi, que, sem Arnautovic à sua disposição, tinha apenas o francês como um atacante de ombros largos para dominar na área. E depois de mais uma investida de Dumfries pela direita, Marcus não pensou duas vezes em acertar o alvo, marcando o terceiro golo da temporada em nove jogos. Nas outras duas vezes, o francês havia acertado o alvo com a Fiorentina, abrindo o marcador, e com o AC Milan, marcando o 2-0 com uma conclusão sensacional, como um verdadeiro avançado especialista.

A sequência do golo contra o Benfica
A sequência do golo contra o BenficaOpta by Stats Perform, AFP

Para ele, portanto, só há golos de qualidade, contrariando os rumores que o vêem apenas como um segundo avançado. Na realidade, as estatísticas acompanham esses rumores, mas a explosão na noite europeia contra o Benfica confirma a teoria de que o maior dos filhos de Lilian Thuram é capaz de se impor como um arrastador nos momentos mais complicados, fazendo valer não só o seu físico e atletismo, mas também as suas qualidades técnicas.

Autor de seis assistências até agora, Thuram tornou-se um elemento fundamental para Inzaghi, que não pode prescindir do seu dinamismo, mas também do seu corpo grande e sólido, que aumenta o peso específico dos seus jogadores na área adversária. O golo na Liga dos Campeões foi marcado por um avançado-centro puro, um papel que, em teoria, Marcus não poderia cobrir. Na prática, porém, basta perguntar ao guarda-redes do Benfica, Trubin...