Liga dos Campeões: Musiala e Saka, dois prodígios que tentam chegar às meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga dos Campeões: Musiala e Saka, dois prodígios que tentam chegar às meias-finais
Musiala e Saka, frente a frente
Musiala e Saka, frente a frenteAFP
O Bayern e o Arsenal contarão com Jamal Musiala (21 anos) e Bukayo Saka (22 anos), duas das maiores esperanças do futebol europeu, no jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, em Munique,

Depois de uma primeira mão intensa e espetacular, que terminou emptada (2-2), o duelo entre Bayern e Arsenal ainda está em aberto. O vencedor enfrentará Manchester City ou Real Madrid nas meias-finais.

Derrotado pelo Leverkusen na Bundesliga, o Bayern vê a prva europeia como sua salvação nesta temporada. No entanto, os gigantes da Baviera, seis vezes campeões europeus, não chegam às meias-finais desde o seu último título em 2020.

"O mais importante para nós é que ainda temos a chance de transformar nossa temporada em uma grande temporada", disse o atacante inglês do Bayern, Harry Kane, na terça-feira.

Na altura, Jamal Musiala ainda era um bambi, uma alcunha derivada da sua juventude.

O atacante nascido em Estugarda, que se mudou para a Inglaterra com a família ainda criança, sempre deu sinais da sua precocidade: aos 15 anos, foi convocado para a equipe sub-18 do Chelsea, aos 17 foi jogador do Bayern e capitão da seleção sub-17 da Inglaterra (na qual jogou ao lado do atual guarda-redes dos Gunners, Aaron Ramsdale, e do atacante Eddie Nketiah) e aos 18 foi convocado para a seleção alemã.

Desde então, tem vindo a conquistar o seu lugar no jogo do Bayern, terminando a época de 2022/23 com um golo aos 88 minutos em Colónia para a conquista do 11-º título consecutivo da Bundesliga, tornando-se uma lenda do clube com apenas 20 anos.  Travado no início da época devido a lesão, teve um excelente mês de março, com quatro golos e três assistências no campeonato, e duas assistências pela seleção nacional.

A comparação entre os dois jogadores
A comparação entre os dois jogadoresOpta by Stats Perform, AFP

O adversário é Bukayo Saka, de apenas 22 anos, mas com uma vasta experiência na Premier League (165 jogos) e na seleção inglesa (32 partidas). Bastou brilhar na Liga dos Campeões para se sentar à mesma mesa que os melhores jogadores do continente. E agora ele pode gabar-se disso.

O londrino ainda não tinha estreado na equipa principal do seu clube de origem, o Arsenal, quando os Gunners disputaram a competição mais prestigiada da Europa, em 2017.

Foi precisamente por causa dessa falta de experiência ao mais alto nível que o antigo internacional inglês Rio Ferdinand não o incluiu como um "jogador de classe mundial" em fevereiro passado. "Achei que o Saka foi inacreditável", mas "não o fez na Liga dos Campeões, pois não?

O 7 dos Gunners respondeu a essas palavras com uma melhoria substancial do seu jogo e dos seus golos. Foi um pesadelo para a defesa do Porto e converteu o seu penálti na segunda mão dos oitavos de final (1-0; 4-2 nos penáltis), apesar da enorme pressão sobre as suas costas.

Contra o Bayern, na primeira mão, abriu o marcador durante um primeiro quarto de hora em que foi um pesadelo para Alphonso Davies (que recebeu um amarelo aos nove minutos e vai falhar a segunda mão). Além disso, venceu o duelo de longe contra um Musiala mais tranquilo.

Antes do jogo da primeira mão na Alemanha, Saka participou em oito golos (quatro marcados e quatro assistências) nos oito primeiros jogos na principal competição do futebol europeu.

A vitória na quarta-feira deixaria o internacional inglês ainda mais perto de Wembley, o estádio da final, onde ele tem contas a acertar. Foi no lendário estádio que ele perdeu o pênalti na final do Euro contra a Itália em 2021.

Saka tem pela frente o desafio de dar ao Arsenal o primeiro título de sempre da Liga dos Campeões em casa. Em Munique, Musiala tentará ajudar o Bayern a quebrar o tecto de vidro dos quartos de final nas últimas épocas: 2021 (PSG), 2022 (Villarreal) e 2023 (Manchester City).

Siga o relato no site ou na app
Siga o relato no site ou na appFlashscore