Pau Cubarsí: O prodígio de 17 anos que se tornou talismã para o Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pau Cubarsí: O prodígio de 17 anos que se tornou talismã para o Barcelona

Pau Cubarsí, 17 anos e o último fenómeno saído da Masia?
Pau Cubarsí, 17 anos e o último fenómeno saído da Masia?Profimedia
Com apenas 17 anos, Pau Cubarsí já é titular na equipa de Xavi Hernández. Com um excelente desempenho contra o Getafe, o Athletic e o Mallorca, o jovem defesa do Barcelona quer ser titular na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Napoli.

"Cu-Cu-Cubarsí, Cu-Cu-Cubarsí": o novo menino bonito do Barcelona já tem o seu próprio cântico nas bancadas de Montjuic, que voltou a ressoar na passada sexta-feira contra o Maiorca. Perante Vedat Muriqi e Cyle Larin, o jovem de 17 anos não se deixou impressionar pelo físico imponente dos dois avançados do conjunto insular.

Pau Cubarsí era uma incógnita há algumas semanas, mas agora é uma das maiores promessas do Barça. O central de 17 anos tem aproveitado as lesões e ausências para ganhar um lugar na rotação, a ponto de Xavi Hernández já o ter escalado como titular oito vezes nos últimos nove jogos. O Barça está há três partidas sem sofrer golos na LaLiga contra Getafe ( 4-0),Athletic (0-0) e Maiorca (1-0). Estatisticamente, quando Cubarsí entra em ação no campeonato, os Culés nunca perdem (6 vitórias e 2 empates).

Qualidade da recuperação e rigor nos duelos

Na conferência de imprensa após o jogo contra os azulones, o treinador blaugrana elogiou as capacidades do seu novo pupilo: "Cubarsí é o melhor defesa que temos quando se trata de recuperar a bola, e hoje demonstrou-o. É um jogador que vai ser importante para a equipa. É um jogador que vai ficar no clube durante muitos anos."

Cubarsí foi o melhor no duelo com Borja Mayoral (15 golos e uma assistência em 27 jogos), que antes da lesão era apontado como um dos candidatos a integrar a convocatóriade Luis de la Fuente, e também foi elogiado pela sua capacidade no um contra um: "Protege a bola, não se deixa ultrapassar. Defensivamente, ainda temos de afinar as coisas, mas é percetível a qualidade." Xavi deixou bem clara a sua opinião na sexta-feira à noite: "Cubarsí é inteligente. Sabe quando deve intervir e quando não deve. Não perdeu um único duelo contra jogadores mais fortes. Espetacular! Não parece ter 17 anos.

Como muitos jogadores, aprender a jogar ao mais alto nível é complicado, sobretudo numa posição tão exposta como a de defesa. Os primeiros passos de Cubarsí não foram fáceis, pois o Barça está a navegar em águas tempestuosas há várias semanas, sobretudo porque a defesa, tão dominante na época passada, baixou claramente de nível.

Com o reposicionamento deAndreas Christensen no meio-campo defensivo, ficou disponível um lugar no centro. O internacional espanhol íñigo Martínez não está a convencer, e a forma como concedeu um penálti contra o Nápoles nos oitavos de final da Liga dos Campeões, quando Victor Osimhen empatou com o único remate à baliza dos Partenopei, pôs em causa a sua forma.

Assim, Cubarsí foi promovido a titular e está a ser apontado para substituir Ronald Araújo, que foi suspenso na passada sexta-feira na LaLiga. Não seria de estranhar que Cubarsí fosse titular ao lado do Charrua na terça-feira à noite, naquela que seria a sua primeira participação na Liga dos Campeões. É um momento importante, tanto para o clube como para o jogador, que em poucas semanas passou do anonimato ao emblema do futuro dos Blaugrana e da Seleção. Com todos os riscos que isso implica em caso de eliminação.

Os números de Cubarsí
Os números de CubarsíFlashscore