Mendilibar após a renovação: "Estou convencido de que vamos formar um bom plantel"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mendilibar após a renovação: "Estou convencido de que vamos formar um bom plantel"
Mendilibar, durante a conferência de imprensa de renovação
Mendilibar, durante a conferência de imprensa de renovaçãoSevillaFC
José Luis Mendilibar compareceu ao lado do presidente do Sevilha, José Castro, na apresentação da sua renovação como treinador para a próxima época. Uma semana após a conquista da Liga Europa, está optimista quanto à competitividade do próximo plantel.

O futebol não pára. Uma semana depois de voltar a vencer a segunda competição europeia mais importante ao nível de clubes, o Sevilla já está a trabalhar para montar uma equipa que, apesar deste título, esqueça as dificuldades sofridas na LaLiga.

O primeiro passo foi a renovação de Mendilibar, o treinador milagroso que salvou o Sevilha da despromoção e o colocou na Liga dos Campeões graças à conquista da Liga Europa. Para o futuro, o treinador basco está convencido de que,"entre todos, vamos formar uma boa equipa e não estou preocupado com isso. Haverá quem saia e quem chegue, mas estou convencido de que vamos fazer um bom plantel".

Só assinou por um ano,"um contrato normal sem muitos desenhos. Depois disso, quando assinei de ano para ano, correu bem para mim e para as minhas equipas", explicou, revelando que lhe foi proposta a renovação antes da final. "Estávamos todos contentes com o desempenho da equipa nas duas competições e, num determinado momento, dizê-lo quatro dias antes ou depois é indiferente".

Quase um milagre

A realidade é que o Sevilha teve um final de época extraordinário. Sampaoli não conseguiu corrigir o que estava a correr mal com Lopetegui e Mendilibar chegou na altura certa para carregar nas teclas certas e compor uma melodia que soou a glória. É por isso que a sua pontuação só pode ser extremamente elevada. "Em seis jogos, quase alcançámos o nosso objetivo de evitar a descida de divisão, metade do número de jogos que tínhamos, e conseguimos competir na Liga Europa. Se tivéssemos ficado um pouco aquém, não teria sido tão fácil. Acho que a prestação é muito boa, mas sei que o que aconteceu não tem nada a ver com o que está para vir".

Mendilibar exibe o título da Liga Europa aos adeptos
Mendilibar exibe o título da Liga Europa aos adeptosAFP

Competir na Liga dos Campeões

E o que vem a seguir é a Liga dos Campeões. O desgaste e as possíveis repercussões na La Liga, também. No entanto, Mendilibar está tranquilo e já está a pensar na Supertaça contra o City ou Inter. "No dia da Supertaça Europeia, algo vai acontecer connosco. Espero que sejamos estreantes, tal como fomos na Liga Europa. É algo de que todos gostam, sabemos que todos estão a olhar para nós naquele momento e todos gostamos de lá estar. Quando lá chegar, imagino que vou gostar".

Monchi e a sua possível saída

Uma das chaves para a chegada de Mendilibar ao Sevilha, e também para a sua continuidade, foi Monchi, que, segundo os rumores, está de saída do clube. "O que eu sei é que ele está no clube e, enquanto estiver, tenho a certeza de que vai fazer as coisas bem. Não me posso meter no que se ouve e no que se fala, tal como se falou de mim. Dentro de alguns dias, veremos, imagino. Monchi é um dos arquitetos da minha presença aqui e é claro que quero que ele continue. Está aqui há muitos anos, a fazer as coisas como as faz e os resultados estão à vista. Mas é ele que decide".

Mendilibar durante a final da Liga Europa
Mendilibar durante a final da Liga EuropaAFP

O povo ao seu lado

Depois do sofrimento dos adeptos sevilhanos, o sabor na boca tem sido muito doce. É normal, portanto, que as pessoas estejam com ele. "Em pouco tempo, aconteceram muitas coisas boas e isso não é fácil no futebol, mesmo quando se trata de uma equipa que está no topo há muito tempo. Vínhamos de uma situação bastante má e isso fez com que o entusiasmo das pessoas em estar com a equipa e com a equipa técnica para pedir a nossa renovação fosse ainda maior. Os dois meses e meio pareceram um ano. Dezassete jogos são uma volta do campeonato e tem sido exigente, sobretudo a nível mental".

Mas não dói. É por isso que está muito satisfeito por poder continuar o seu mestrado. "Não podia estar mais à vontade e espero que continue da mesma forma a nível pessoal. Teremos de tratar da parte desportiva".

Sevilla terminou a La Liga na 12.ª posição
Sevilla terminou a La Liga na 12.ª posiçãoFlashscore