O fim de uma era? Futuro de Christian Streich no Friburgo está em dúvida

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O fim de uma era? Futuro de Christian Streich no Friburgo está em dúvida
Christian Streich é o treinador de culto por excelência.
Christian Streich é o treinador de culto por excelência.AFP
A era de Christian Streich no Friburgo está a chegar ao fim? A decisão será tomada na próxima semana.

Christian Streich estava relutante em falar sobre si mesmo após o histórico fracasso na Liga Europa. Afinal, o seu futuro "não era tão importante" numa noite tão amarga, enfatizou o treinador de 58 anos, para quem a pesada derrota por 0-5 com o West Ham United poderia ter sido a sua última partida internacional como técnico do Friburgo. A questão que paira sobre tudo neste momento é: será que uma era vai terminar em breve em Breisgau?

"Na próxima semana, diremos como será. Pode ser na segunda ou na terça-feira", anunciou Streich, garantindo que a eliminação nos oitavos de final da Liga Europa e a maior derrota da história do clube numa prova europeia não terão, "naturalmente", qualquer impacto na sua decisão. " Seria mau se um jogo tivesse influência numa decisão de tão grande alcance", afirmou.

Depois de alguns rumores terem sugerido que o fim do mandato de Streich não era irrealista, a situação ficará mais clara dentro de poucos dias. Embora não tenha havido indicações concretas de um fim, muito dependerá do facto de o treinador recordista do Friburgo conseguir encontrar a energia necessária após mais de doze anos como treinador principal.

Decisão sobre o contrato adiada

Quando foi promovido a treinador principal durante a pausa de inverno da época 2011/12, era tudo menos claro que o filho de um talhante com experiência profissional e uma licenciatura em ensino iria moldar uma era. Streich foi promovido e despromovido com o Friburgo, levando o seu clube favorito aos oitavos de final da Liga Europa por duas vezes e à final da Taça em 2022.

O facto de a decisão sobre o seu futuro só ser tomada na primavera não é uma novidade. Nos últimos anos, Streich apenas prolongou o seu contrato por mais uma época - a última das quais em março de 2023.

Mas, de momento, nem a própria equipa sabe se Streich vai ficar "mais alguns anos", afirma o defesa Matthias Ginter, que é a favor da continuação da colaboração. A equipa gostaria que "ele ficasse no clube por mais dez ou 15 anos. Porque ele vive o clube, porque fez parte de tudo, porque ajudou a desenvolver o clube nos últimos anos".