Espanhóis revelam salários dos árbitros nos seis principais campeonatos europeus

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Espanhóis revelam salários dos árbitros nos seis principais campeonatos europeus
Mateu Lahoz terminou o ano passado com mais de 33 mil euros
Mateu Lahoz terminou o ano passado com mais de 33 mil eurosAFP
Espanha surge no topo com quase o dobro do que recebe um árbitro em Inglaterra. Portugal surge na cauda desta lista.

O diário Marca revelou, esta quarta-feira, os salários dos árbitros dos seis principais campeonatos do futebol europeu. E é em Espanha que um dos papéis mais desvalorizados do futebol acaba por ser mais lucrativo.

Ao tornarem-se profissionais, os árbitros em Espanha garantiram um vencimento mensal de 12.500 euros por mês. A isto junta-se ainda mais 4.200 euros por jogo da LaLiga (2.100 se estiver no VAR), sendo que os árbitros de elite recebem 7 mil euros por jogos na Liga dos Campeões. Feitas as contas, quem estiver a ajuizar uma média de 20 jogos termina a temporada com uma média de 250 mil euros em vencimentos.

Praticamente mais do que o dobro que em Inglaterra. Na Premier League, os árbitros também são profissionais, mas o vencimento mensal fica-se pelos 3.700 euros e por jogo recebem 1.300 euros (mil euros se estiverem no VAR). Em médio, por ano, recebem 110 mil euros.

No segundo lugar da lista aparece Itália (140 mil euros anuais), seguida de Alemanha (125 mil euros) e França (120 mil euros).  Portugal aparece no fundo da tabela.

No nosso país existem 21 árbitros profissionais cujo salário não ultrapassa os 2.500 euros mensais, mas a grande maioria gravita entre os 750 e os 1.500 euros. Por jogo recebem 1.500 euros (480 euros se estiverem no VAR) e os sete mil euros se forem à Liga dos Campeões. Feitas as contas, por ano ficam à volta dos 30 mil euros.