Margem mínima, crença máxima: FC Porto vence Arouca (1-0) e mantém perseguição ao Benfica

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Margem mínima, crença máxima: FC Porto vence Arouca (1-0) e mantém perseguição ao Benfica
Atualizado
Marcano festeja com Eustaquio o golo que valeu os três pontos
Marcano festeja com Eustaquio o golo que valeu os três pontosOpta by Stats Perform/LUSA
O FC Porto fechou a 31.ª jornada do campeonato com uma vitória por 1-0, em Arouca, valendo o golo solitário de Marcano, aos 44 minutos. Numa ronda e que o SC Braga perdeu pontos na Luz, os dragões mantêm-se na perseguição ao Benfica, agora num duelo praticamente a dois pelo título de campeão nacional.

Recorde as incidências da partida

Depois do suado apuramento para a final da Taça de Portugal, diante do Famalicão, na quinta-feira, Sérgio Conceição, que ficou na bancada devido a castigo, mudou cinco jogadores no onze inicial do FC Porto. Além de Diogo Costa, de regresso à baliza por troca com Cláudio Ramos, também Marcano, Eustaquio, Evanilson e Taremi foram aposta inicial em Arouca, em detrimento de Manafá, que não constou sequer da ficha de jogo, bem como Fábio Cardoso, Uribe e Toni Martínez.

Já do lado da equipa da casa, o Arouca, Armando Evangelista trocou apenas dois jogadores em relação ao onze que perdeu com o Rio Ave. Tiago Esgaio, por castigo, e Uri Busquets, deram os lugares a Milovanovic e Soro.

Os onzes de Arouca e FC Porto e as notas finais
Os onzes de Arouca e FC Porto e as notas finaisFlashscore

Perigo a abrir... e a fechar

O FC Porto entrou ao ataque, a bom ritmo, e depois do primeiro aviso, aos seis minutos, com cruzamento de Evanilson que Taremi chegou ligeiramente atrasado, foi o avançado iraniano a criar a primeira grande ocasião de golo, numa jogada de brilhantismo coletivo: ao primeiro toque, Evanilson, Eustaquio, Taremi e Otávio criaram a jogada, com o médio internacional português a servir Taremi que, à saía de Arruabarrena, picou sobre o guarda-redes, com a bola a embater na barra.

Aos 16 minutos foi na sequência de um erro de Diogo Costa que o Arouca respondeu, com Antony a amortecer para Alan Ruiz que, de trivela, rematou desenquadrado e Pepe limpou a jogada.

Aos 24 minutos novamente o Arouca a criar perigo, desta vez com Sylla no roubo de bola e Mujica a rematar fraco, de muito longe, perante a pressão dos jogadores do FC Porto.

Aos 39 minutos, eis novo remate do FC Porto, desta feita por Galeno, a derivar da esquerda para o meio e a rematar, em arco, para excelente intervenção de Arruabarrena, desviando para canto. Logo no minuto seguinte, Grujic a surgir com perigo na área mas o remate a ser cortado por Galovic.

Aos 41 minutos servia de um erro na saída da baliza de Arruabarrena, após canto de Eustaquio, que Taremi, em posição privilegiada, cabeceou por cima da baliza do Arouca.

Carregava o FC Porto nos derradeiros minutos da primeira parte, despertados pela jogada individual de Galeno, e aos 44 minutos até Grujic a testar a pontaria, de meia distância, com a bola a desviar em Opoku e a resultar em novo canto para os azuis e brancos.

Seria, então, na sequência de um canto, aos 44', que o FC Porto inauguraria o marcador em Arouca: recuperação de Grujic, insistência do FC Porto, um cruzamento perfeito de Otávio da direita e Marcano, ao segundo poste, a ganhar nas costas de Milovanov para bater Arruabarrena e fazer o 1-0, o seu sétimo golo com a camisola do FC Porto, cimentando o estatuto de defesa mais goleador da história dos dragões.

Mapa de passes de Galeno na primeira parte
Mapa de passes de Galeno na primeira parteOpta by Stats Perform

Risco mínimo, zero sobressaltos

Para a segunda parte o Arouca tentou subir uns metros, com o FC Porto a tentar explorar as costas da defesa da equipa da casa. Aos 55 minutos, num livre estudado, Pepe ainda conseguiu o cabeceamento mas fácil para Arruabarrena segurar.

Aos 63' Armando Evangelista mexeu pela primeira vez, e logo em dose dupla, lançando Arsénio e Benji Michel, nos lugares de Milovanov e Soro, passando a jogar em 4x4x2.

Seria, porém, o FC Porto a visar novamente a baliza de Arruabarrena, aos 65', num remate colocado de Otávio que o guarda-redes uruguaio segurou.

Aos 67 minutos Evanilson caiu, foi assistido e acabou mesmo por forçar a primeira substituição do FC Porto, aos 72 minutos, com Toni Martínez a entrar para o lugar do avançado brasileiro.

Aos 75 minutos Taremi, em boa posição para marcar, viu Arruabarrena voar para nova defesa: o iraniano, bem servido por Galeno, à entrada da área, rematou forte mas sem conseguir desviar a bola do guarda-redes do Arouca.

Aos 77 minutos nova troca no Arouca, desta vez de avançados, com a saída de Mújica e a entrada de Bruno Marques.

Na reta final da partida, aos 83 minutos, Arruabarrena arriscou na saída e, fora da área, ainda conseguiu um pequeno toque na bola, desviando-a de Galeno, que tentava a desmarcação para visar o 2-0.

O golo não chegou, altura para refrescar a equipa, aos 87 minutos, com as saídas de Taremi e Grujic, entranto Bernardo Folha e André Franco, com o FC Porto a terminar num 4x3x3, com meio-campo reforçado.

A verdade é que, ao contrário do que sucedeu na primeira parte, Diogo Costa foi mesmo um mero espectador durante os segundos 45 minutos. O Arouca tentou uma reação, sim, mas o FC Porto esteve exímio na pressão alta exercida.

Em cima dos 90' Armando Evangelista ainda lançou as duas últimas cartadas, com Lawal e Pedro Moreira nos lugares de David Simão e Sylla, apostou mais no jogo direto para a área, mas o jogo terminou mesmo com o triunfo tão mínimo quanto justificado do FC Porto, que ainda lançou, no último dos cinco minutos de compensação, Gabriel Veron e Namaso nos lugares de Eustaquio e Galeno.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o FC Porto chega aos 76 pontos, foge ao SC Braga, que mantém os 71, e continua na perseguição ao líder Benfica, que continua com os mesmos quatro pontos de distância. Já o Arouca continua no quinto lugar do campeonato, com 48 pontos, mais um que o Vitória de Guimarães.

Homem do jogo Flashscore: Otávio (FC Porto)

A influência de Otávio no jogo do FC Porto
A influência de Otávio no jogo do FC PortoOpta by Stats Perform
Classificação da Liga no fecho da 31.ª jornada
Classificação da Liga no fecho da 31.ª jornadaFlashscore