Brighton continua em alta apesar das saídas de grandes nomes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brighton continua em alta apesar das saídas de grandes nomes

Roberto De Zerbi leva o Brighton a novos patamares
Roberto De Zerbi leva o Brighton a novos patamaresReuters
Oito golos e seis pontos nos dois primeiros jogos colocaram o Brighton no topo da Premier League, pela primeira vez na sua história. Uma prova, se é que ainda era preciso, de que é um dos clubes mais bem geridos do principal escalão do futebol inglês.

O Brighton, sem casa e com um futuro incerto há pouco mais de uma década, recebe o West Ham United este sábado, procurando continuar o seu arranque de sonho.

O sexto lugar obtido no ano passado foi o melhor da história do clube, levando-o à Liga Europa.

O guarda-redes Robert Sánchez e o médio Moises Caicedo foram atraídos pelo Chelsea e Alexis Mac Allister foi para o Liverpool - os três negócios valeram cerca de 233 milhões de euros.

Clubes com bases menos estáveis poderiam ter sido abalados por esse êxodo, mas o Brighton seguiu em frente, voando alto como as gaivotas no brasão do clube.

O topo da Premier League após duas rondas
O topo da Premier League após duas rondasFlashscore

Poucos esperam que a equipa de Roberto De Zerbi consiga se manter na luta pelo título, principalmente com as exigências da Liga Europa, que provavelmente sobrecarregarão o elenco.

Mas, em termos de entretenimento, o Brighton será novamente muito popular entre os menos favoritos.

Nos 34 jogos em que o italiano De Zerbi esteve no comando, o Brighton marcou e sofreu golos em 22 deles.

Nesses 34 jogos, foram registados 119 golos - 69 para o Brighton e 50 para os adversários -, o número mais elevado de qualquer clube desde que o antigo treinador do Sassuolo e do Shakhtar Donetsk, De Zerbi, substituiu Graham Potter, que se mudou para o Chelsea.

O Brighton marcou 72 golos na época passada, mais 30 do que o seu anterior melhor registo na primeira divisão e, da forma como começou a nova campanha, mais recordes poderão cair.

Um relatório de impacto económico encomendado pelo clube mostrou que o Brighton deu um impulso de quase 700 milhões de euros à economia local, na época de 2022/23 e que os visitantes europeus que se dirigirem ao Estádio Amex darão outro impulso de 93 milhões de euros.

Dinheiro à parte, o Brighton também se tornou o modelo para clubes de dimensão semelhante.

"É o que a pirâmide inglesa oferece. Se fizerem um bom trabalho dentro e fora do campo, serão recompensados, e o futebol europeu está aí para ser conquistado se fizerem tudo certo", disse o diretor executivo da Premier League, Richard Masters.

O West Ham, assim como o Brighton, também parece ser um clube em ascensãom depois de vencer a Liga Conferência no ano passado e da vitória por 3-1 sobre o Chelsea, na semana passada, significa que eles irão para Brighton confiantes em trazer os Seagulls de volta à terra.

Siga o Brighton-West Ham no Flashscore

O Brighton é um dos três clubes que venceram os dois primeiros jogos, juntamente com o campeão Manchester City e o Arsenal.

Ronda completa de jogos
Ronda completa de jogosFlashscore

O Manchester City recebe o Sheffield United no domingo e o Arsenal recebe o Fulham no sábado.

O Chelsea inicia a terceira ronda já esta sexta-feira, quando recebe o Luton Town - um jogo que deve oferecer ao novo técnico, Mauricio Pochettino, a possibilidade de conquistar a sua primeira vitória desde que assumiu o comando da equipa de Stamford Bridge.

Já o quarto colocado Brentford, que faz o Brighton dar-se bem quando o assunto é jogar acima do seu peso, enfrenta o terceiro clássico londrino consecutivo ao receber o Crystal Palace.

O Brentford, que empatou com o Tottenham e venceu o Fulham nos primeiros jogos, está invicto há 11 jogos contra clubes da capital.

O Tottenham, que, juntamente com o Brentford, o West Ham e o Liverpool, soma quatro pontos, desloca-se a casa do Bournemouth e o Liverpool tem uma deslocação difícil ao Newcastle, no domingo.

O Manchester United vai tentar recuperar da derrota com o Tottenham ao receber o Nottingham Forest.