Brighton obtém lucro líquido de 143,3 milhões de euros, um recorde do clube

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Brighton obtém lucro líquido de 143,3 milhões de euros, um recorde do clube
Vista geral do Estádio Amex, em Brighton
Vista geral do Estádio Amex, em BrightonAFP
O Brighton obteve um lucro recorde de 122,8 milhões de libras (143,3 milhões de euros) após impostos na Premier League na época passada, graças à melhor campanha do clube dentro de campo e a uma série de vendas lucrativas de jogadores.

Os seagulls qualificaram-se para a Europa pela primeira vez ao terminarem em sexto lugar na Premier League e chegaram também às meias-finais da Taça de Inglaterra, o que contribuiu para que as receitas aumentassem para 204,5 milhões de libras.

Isto apesar de terem perdido o seu treinador, Graham Potter, para o Chelsea, que também contratou Marc Cucurella por 60 milhões de libras.

A transferência de Yves Bissouma, para o Tottenham, e de Alexis Mac Allister, para o Liverpool, ajudou o Brighton a ganhar 144 milhões de libras com a venda de jogadores.

Os números relativos aos 12 meses até 30 de junho de 2023 não incluem a transferência de Moises Caicedo para o Chelsea por 115 milhões de libras, um recorde britânico, uma vez que ocorreu após o período contabilístico.

O clube também anunciou na terça-feira que o altamente cotado diretor executivo Paul Barber assinou um novo contrato até 2030.

"Estas contas vão, naturalmente, chamar a atenção por causa do número principal", disse Barber num comunicado do clube.

"Numa época em que fizemos história no campo, demos um grande passo em frente no objetivo do clube de se tornar mais sustentável e menos dependente dos generosos investimentos de Tony Bloom".

O empréstimo sem juros devido a Bloom, um adepto de infância do Brighton e jogador profissional que também é proprietário do clube belga Union Saint-Gilloise, foi reduzido de 406,5 milhões de libras para 373,3 milhões de libras.

O treinador do Brighton, Roberto De Zerbi, tem sido associado ao Liverpool e ao Bayern de Munique para a próxima época. Mas Barber disse que a ambição do Brighton continua a ser regressar à Europa e ganhar o primeiro grande troféu da história do clube.

"O sonho é lutar regularmente por um lugar europeu e por títulos. Estamos muito orgulhosos do Roberto, do trabalho que ele e a sua equipa têm feito e, claro, do desempenho do nosso plantel", afirmou.

O Brighton é o nono classificado da Premier League, a nove jornadas do fim da época.