De Madrid a Londres: os melhores guarda-redes suplentes do mundo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Madrid a Londres: os melhores guarda-redes suplentes do mundo

Lunin tem sido um substituto fantástico para o lesionado Courtois.
Lunin tem sido um substituto fantástico para o lesionado Courtois.Profimedia
No mundo do futebol atual, é mais do que importante ter um guarda-redes suplente de qualidade na sua equipa. Vários grandes clubes já o provaram, com destaque para o Real Madrid e o Liverpool. Por isso, a redação eslovaca do Flashscore elaborou um ranking dos cinco melhores suplentes de guarda-redes do futebol atual.

Andrij Lunin

Quando Thibaut Courtois se lesionou gravemente, pouco antes do início da atual temporada, o Real Madrid recorreu a Kep, emprestado, que jogou a maior parte da primeira metade da época. Mas o guarda-redes espanhol perdeu o seu lugar entre os três postes. Foi privado do seu lugar devido à excelente defesa do ucraniano Andriy Lunin.

Com o passar do tempo, convenceu o treinador Ancelotti de que o seu lugar é na equipa titular e, desde meados de novembro, tem vindo a defender regularmente. Em momentos importantes da época até ao momento, conseguiu sempre ter um desempenho que ajudou o Real a ganhar ou a avançar. O seu melhor desempenho até agora foi na eliminatória da Liga dos Campeões contra o Leipzig, na oitava jornada.

Graças a Lunin, o Real está a lutar por troféus a nível europeu e nacional. Na LaLiga, o guarda-redes ucraniano está mesmo entre a elite absoluta. Entre os guarda-redes com pelo menos 15 defesas esta época, ninguém tem uma taxa de sucesso superior à dele. Em 17 jogos, ele defendeu 76,6% de todas as tentativas.

Caoimhin Kelleher

O guarda-redes irlandês já disputou 21 jogos de competição esta época. E tem distribuído a sua carga de trabalho de forma equilibrada por todas as competições em que o Liverpool participa. Fez sete jogos na Premier League, sete na Liga Europa e sete nas Taças de Inglaterra. Foi também graças ao seu desempenho que o Liverpool conquistou o seu primeiro troféu da época, ao vencer o Chelsea por 1-0 no prolongamento da final da Taça da Liga, em fevereiro.

Alisson Becker é o número um inabalável do Liverpool, mas o treinador Klopp também está ciente das inegáveis qualidades de Kelleher, de 25 anos. O guarda-redes irlandês tem vindo a apresentar desempenhos fiáveis há muito tempo, o que é confirmado pela classificação do Flashscore, segundo a qual Kelleher tem uma classificação média de 7,2. Em comparação, Alisson tem uma nota média três décimos menor na Premier League.

Aaron Ramsdale

O guarda-redes inglês foi titular na baliza do Arsenal na época passada, mas David Raya colocou-o no banco após a sua chegada no verão. Ramsdale foi titular em onze jogos desde o início da temporada, mas cinco deles foram antes da chegada do rival espanhol. Desde o início de setembro, só entrou na baliza duas vezes na Premier League.

Em ambas as ocasiões, aliás, contra o Brentford, de onde Raya está ausente no norte de Londres. Ramsdale não está numa posição ideal antes do Euro de verão. Por isso, não se pode presumir que irá ameaçar a posição do número um nacional, Jordan Pickford. Apesar das suas qualidades indiscutíveis, o antigo guarda-redes do Sheffield ou do Bournemouth tem uma situação difícil em ambas as frentes e não parece que isso vá mudar antes do final da época.

Os números de Ramsdale
Os números de RamsdaleFlashscore

Keylor Navas

Mesmo os sucessos que Navas ajudou a alcançar na sua rica carreira nunca lhe garantiram a posição de número um da equipa. O guarda-redes costa-riquenho ajudou o Real a conquistar três títulos da Liga dos Campeões, mas depois o clube real trouxe Thibaut Courtois e afastou Navas. A passagem do experiente guarda-redes pelo PSG foi semelhante, tendo sido substituído por Gianluigi Donnarumma.

Navas já celebrou o seu 37º aniversário, mas ainda consegue competir ao mais alto nível. No entanto, não está a ter muitas oportunidades esta época. Foi titular em duas partidas da Ligue 1 e teve duas aparições na Taça. Na época passada, foi convidado pelo Nottingham devido à falta de tempo de jogo, mas vai certamente terminar a presente época em Paris. No entanto, já é quase certo que deixará a capital francesa no verão, quando o seu contrato terminar.

Martin Dúbravka

O internacional eslovaco salvou o Newcastle na Premier League há alguns anos, mas perdeu o seu lugar na equipa titular após a chegada de Nick Pope. Na época passada, o guarda-redes eslovaco foi convidado pelo Manchester United, mas também não foi bem sucedido. Na época atual, Dúbravka começou no banco de suplentes, mas depois da lesão do experiente inglês, ficou na baliza.

Na presente época, o eslovaco de 35 anos disputou mais jogos do que o lesionado Pope, mas Straka não está a sair-se bem com o guarda-redes suplente entre as balizas. O Newcastle venceu apenas quatro dos seus treze jogos no campeonato com Dúbravka e está apenas em décimo lugar na Premier League. Em comparação com a época passada, a situação é bastante pior.