Olhar português: Português brilha no surpreendente Brest, estreia e golaço em Espanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Olhar português: Português brilha no surpreendente Brest, estreia e golaço em Espanha
André Silva estreou-se a marcar na LaLiga
André Silva estreou-se a marcar na LaLigaAFP/Flashscore
Terminada mais uma semana de futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Inglaterra, onde três portugueses estiveram em destaque, passamos ainda por Arábia Saudita, França, Espanha, Inglaterra e Alemanha antes de um salto habitual pelos golos de portugueses nos quatro cantos do mundo.

A nossa viagem tem como ponta de partida o país vizinho. Em Espanha, André Silva estreou-se a marcar na LaLiga ao serviço da Real Sociedad, mas o golo do avançado português não foi suficiente para evitar a derrota dos bascos na visita a Sevilha (3-2).

Gonçalo Guedes saltou do banco para deixar marca na goleada do Villarreal na receção ao Granada (5-1) e na capital houve dois portugueses a deixar marca, ainda que sem sucesso na visita ao Atlético. Rui Silva, guarda-redes do Betis, teve um jogo agridoce, ao marcar um auto-golo e a defender uma grande penalidade, ao passo que William Carvalho marcou um golaço a Jan Oblak (2-1).

Nota ainda para Francisco Mascarenhas. O jovem extremo português marcou na vitória do seu Oviedo na receção ao Levante (3-2), na LaLiga 2, chegando aos seis golos (uma assistência) na presente temporada.

Seguimos para Inglaterra. Beto quebrou um jejum de dois meses e meio e voltou a marcar com a camisola do Everton, na derrota contra o West Ham (1-3), numa partida em que também desperdiçou uma grande penalidade.

O raio de ação de Beto no jogo contra o West Ham
O raio de ação de Beto no jogo contra o West HamEverton/Opta by Stats Perform

Em Manchester, no dérbi que sorriu ao lado azul da cidade, Bruno Fernandes assistiu Rashford para o golaço que abriu as hostilidades no Ethiad (3-1), ainda assim o médio português terminou o jogo com poucas razões para sorrir.

Um pequeno salto até França. O Brest continua em grande forma na Ligue 1 e somou a terceira vitória consecutiva na receção ao Le Havre (1-0), com o luso-francês Mathias Pereira-Lage a assistir para o único golo do triunfo. Outro destaque tem sido o Lens de David da Costa. O extremo português assistiu mesmo para o primeiro golo da sua equipa na visita a Lyon (0-3).

A viagem do Olhar Português passa agora pela Arábia Saudita, onde Tozé marcou o 7.º golo ao serviço do Al-Hazm, no empate frenético diante o Al Nassr (4-4), e Jorge Jesus está, agora, a uma vitória de igualar o recorde mundial de triunfos consecutivos (27).

A forma recente do Al Hilal
A forma recente do Al HilalFlashscore

Por fim, na Alemanha, nota para a assistência de Raphael Guerreiro na vitória do Bayern Munique frente à Lazio (3-0), que permitiu aos bávaros abrir caminho para o quartos da Liga dos Campeões.

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Bruno Gama (AEK Larnaca, Chipre), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), Iuri Medeiros (Al-Nasr, Emirados Árabes Unidos), João Pedro (UTA Arad, Roménia), Leonardo Rocha (Radomiak Radom, Polónia), Pedro Marques (Apollon Limassol, Chipre), Rúben Semedo (Al-Markhiya, Catar) e Samuel Teles (Otelul, Roménia).

Os números de Bruno Gama
Os números de Bruno GamaFlashscore

No feminino, também houves portuguesas a fazer o gosto ao pé: Tatiana Pinto (Brighton, Inglaterra), Joana Marchão (Servette, Suíça) e Mónica Mendes (Servette, Suíça).