Ratcliffe vai dar voto de confiança a Erik ten Hag

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ratcliffe vai dar voto de confiança a Erik ten Hag
Erik ten Hag durante o jogo contra o West Ham.
Erik ten Hag durante o jogo contra o West Ham.MICHAEL REGAN/Getty Images via AFP
Invicto há quatro jogos em todas as competições pela primeira vez esta época, o Manchester United está a atravessar uma fase de grande ascensão. Erik ten Hag pôde recuperar o fôlego antes de uma grande lufada de ar fresco graças à sua futura colaboração com Jim Ratcliffe.

Como soubemos esta semana, a Federação de Futebol Inglesa (FA) e a Premier League aprovaram a aquisição do Manchester United por Jim Ratcliffe. Por outras palavras, a participação de 25% no clube foi aceite. Esta é uma excelente notícia para todos os adeptos dos Red Devils, tendo em conta as recentes notícias sobre o projeto INEOS.

É provável que Ratcliffe esteja ocupado com a transformação da direção e com a esperança de fazer avançar o United. Foi por isso que muitos observadores o quiseram.

Quanto a Erik ten Hag, é quase certo que será mantido no cargo até ao final da época. Para já, o resto é especulação. E é difícil de dizer, porque o multimilionário britânico pode muito bem achar que o neerlandês não é o treinador certo para o Manchester United.

Sim, os resultados da equipa têm sido bons desde o início de 2024, mas não seria surpreendente ver os Red Devils voltarem aos velhos hábitos. No entanto, a série pode continuar pelo menos até o clássico de Manchester no início de março, dada a lista de jogos. Com uma viagem a Luton neste domingo, Fulham no próximo fim de semana e uma viagem a Nottingham nos oitavos de final da Taça de Inglaterra, Ten Hag precisa ganhar a confiança do seu futuro chefe.

Os últimos jogos do Manchester United
Os últimos jogos do Manchester UnitedFlashscore

Papéis definidos

Nos últimos dias, os tablóides britânicos publicaram uma série de rumores muito interessantes. Com efeito, Ratcliffe gostaria de constituir o conselho de administração o mais rapidamente possível, de modo a estar operacional antes do verão e, assim, preparar-se o melhor possível para a época que se segue. O sentimento de antecipação é muitas vezes sinónimo de sucesso no desporto de alta competição.

Dan Ashworth, o atual diretor desportivo do Newcastle, está prestes a integrar a futura equipa de gestão do Manchester United. Jason Wilcox também está na mira. O antigo diretor da academia dos Citizens juntou-se ao Southampton no verão passado e poderá já estar de saída .

Com a chegada de Omar Berrada para o cargo de diretor-geral já concretizada, bem como de Dave Brailsford e Jean-Claude Blanc na Ineos, o Manchester United vai criar um organigrama definido com o objetivo de estabelecer uma orientação clara e precisa.

Na base desta pirâmide está Ten Hag, cujo papel deverá, logicamente, ser puramente desportivo. O treinador terá de se dedicar exclusivamente ao sucesso da sua equipa em campo. Desde a chegada, tem sido o decisor do processo de recrutamento, e parece agora que não foi totalmente bem sucedido.

Cada um no seu lugar, de mãos dadas, o neerlandês terá provavelmente de agradar a Ashworth e Wilcox se quiser juntar-se definitivamente a Ratcliffe. O risco, porém, é o conflito interno, com tantos votos que podem contar para as decisões. Sir Jim, que até agora foi proprietário de clubes mais pequenos, terá de provar que é capaz de ser bem-sucedido numa empresa deste tipo.

Quanto a Ten Hag, poderia beneficiar de um recrutamento inteligente, de acordo com o que procura em termos de liderança. No final, os Red Devils subiriam assim na hierarquia da Premier League, apesar do óbvio aumento da concorrência. No entanto, o ex-treinador do Ajax terá muito trabalho pela frente, uma vez que há boas hipóteses de ficar no cargo durante muito tempo no próximo outono, se os resultados não aparecerem rapidamente.

Entretanto, a vitória está naturalmente na ordem do dia em Luton, no domingo, para manter o sorriso nos rostos dos adeptos e funcionários do clube de Mancun.