Toney enfrenta maior batalha de uma carreira que provou a todos os céticos que estavam errados

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Toney enfrenta maior batalha de uma carreira que provou a todos os céticos que estavam errados
Toney só vai poder voltar a jogar oficialmente a 16 de janeiro de 2024
Toney só vai poder voltar a jogar oficialmente a 16 de janeiro de 2024Reuters
É justo dizer que o caminho de Ivan Toney (27 anos) até ser considerado um dos melhores avançados do futebol inglês tem sido tortuoso, passando por algumas paragens menos badaladas.

O ex-jogador do Newcastle United finalmente provou que aqueles que duvidavam do seu talento estavam errados e a sua carreira parecia estar prestes a explodir.

Infelizmente para Toney, menos de dois meses depois de ter a sua primeira convocatória para a seleção inglesa, enfrenta mais uma batalha, desta vez auto-infligida, depois de ser banido por oito meses por causa de 232 violações das regras de apostas da Associação Inglesa de Futebol.

Em vez da sua carreira mudar de patamar, com uma possível transferência para um clube de topo e a possibilidade de se tornar titular da selecção inglesa, Toney não dará um pontapé numa bola até janeiro do próximo ano - uma eternidade na vida de um futebolista ávido de golos.

É um rude golpe para o Brentford, clube da Premier League pelo qual marcou 20 golos esta época - um total apenas superado por Erling Haaland e Harry Kane.

É também uma perda para o selecionador inglês Gareth Southgate, para quem Toney era uma alternativa para aliviar a pressão sobre Kane.

Os números de Ivan Toney na Premier League nesta temporada
Os números de Ivan Toney na Premier League nesta temporadaFlashscore

Toney, que está avaliado em 50 milhões de euros, ainda pode voltar, depois de cumprir a suspensão, para estar na lista de convocados da Inglaterra para o Euro-2024, e o facto de poder treinar livremente com o seu clube a partir de setembro, apesar de ainda estar suspenso, será um tónico.

Mas, depois de ter trabalhado tanto para subir na carreira, Toney agora precisa superar outro obstáculo num trajeto moldado longe dos campos de treino imaculados dos clubes de elite da Inglaterra.

Assim como alguns dos maiores goleadores do passado - como Ian Wright e Les Ferdinand -, Toney fez isso da maneira mais difícil, sobrevivendo à escola dos golpes duros nos escalões inferiores.

Toney tem sido o principal jogador do Brentford nesta temporada
Toney tem sido o principal jogador do Brentford nesta temporadaReuters

Em 2012, estreou-se na Football League, aos 16 anos, pelo Northampton Town, clube da sua cidade natal - o jogador mais jovem a atuar pelos Cobblers.

Depois de marcar 13 golos em 60 jogos, foi descoberto e posteriormente contratado pelo Newcastle United, da Premier League, em 2015. Parecia ser a sua grande oportunidade.

Mas, em vez de se tornar o novo número nove que o clube, sedento de sucesso, desejava, Toney mal chutou uma bola pelos Magpies.

Depois de apenas duas partidas, foi emprestado ao Barnsley, depois ao Shrewsbury, ao Wigan Athletic e ao Scunthorpe United.

Toney foi finalmente dispensado pelo Newcastle em 2018 - juntando-se ao Peterborough United numa mudança que transformou a sua carreira.

Quarenta golos em 76 jogos pelo Peterborough alertaram os olheiros do Brentford - o ambicioso clube do oeste de Londres, cuja política de recrutamento científico visava especificamente jogadores subvalorizados de ligas inferiores com enorme potencial de venda.

Toney provou ser a escolha perfeita, chegando para substituir Ollie Watkins, que o Brentford havia contratado do Exeter City e vendido ao Aston Villa com um lucro enorme.

Marcou um recorde de 31 golos em 2020/21, no Championship, depois mais dois nos play-offs, incluindo na final contra o Swansea City, quando o Brentford regressou à primeira divisão, pela primeira vez em 74 anos.

Depois, Toney eliminou todas as dúvidas sobre a sua capacidade de se desenvolver ao mais alto nível, com 12 golos na primeira época do Brentford na Premier League, e agora 20 na presente temporada.

A história está suspensa por oito meses, mas os fãs do avançado esperam que este capítulo seja apenas um subenredo na notável ascensão de um jogador que se recusou a abandonar o seu sonho.