Olhar português: Ronaldo e o ketchup, Félix assiste ao nascer de uma estrela, Paciência marca

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Olhar português: Ronaldo e o ketchup, Félix assiste ao nascer de uma estrela, Paciência marca
Olhar português: Ronaldo e o ketchup, Félix assiste ao nascer de uma estrela, Paciência marca
Olhar português: Ronaldo e o ketchup, Félix assiste ao nascer de uma estrela, Paciência marcaAFP
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. De Inglaterra, onde um português continua a brilhar em Liverpool, passamos pela Arábia Saudita e Turquia e até damos um salto até Chipre para dar conta de uma semana com vários golos lusos.

A Arábia Saudita é o primeiro ponto de paragem da nossa viagem após a pausa internacional. Cristiano Ronaldo continua a cimentar o seu nome como melhor marcador em 2023 e na última semana contribuiu com mais três golos (uma assistência), um deles na reviravolta sobre o Damac (2-1) e dois (grandes golos) na Liga dos Campeões asiática, na vitória emocionante sobre o Al Duhail (4-3), do Catar.

Os números de Cristiano Ronaldo
Os números de Cristiano RonaldoFlashscore

Na maior prova de clubes da Ásia, nota ainda para o pleno dos treinadores portugueses: a vitória do Al-Ittihad (1-0), de Nuno Espírito Santo, e para as goleadas do Al Hilal (6-0), de Jorge Jesus, e do Al Sadd (6-0), de Bruno Pinheiro.

De volta a território saudita, na última jornada, o Al Hilal venceu o Al Khaleej (1-0), de Pedro Emanuel, num duelo com muitos portugueses, e para a assistência de Tozé na vitória do Al Hazm, de Filipe Gouveia, sobre o Al Raed (4-3), do guarda-redes português André Moreira.

Da Arábia Saudita para Inglaterra. O lateral Diogo Dalot anotou o golo que valeu a vitória do Manchester United na visita ao Sheffield United (1-2), num dia marcado pela morte de Sir Bobby Charlton.

Nesse mesmo dia, o Wolverhampton prolongava o seu estado de graça em Bournemouth (1-2), com José Sá, Toti Gomes e Pedro Neto no onze, sendo que o extremo assistiu para o golo que deu início à reviravolta dos lobos.

Na Alemanha, Gonçalo Paciência colocou um ponto final num jejum de dois meses ao estrear-se a marcar com a camisola do Bochum (2-1). Ainda assim, o golo do avançado português mostrou-se insuficiente para a sua equipa escapar da derrota na 8.ª jornada da Bundesliga.

A viagem do Olhar Português prossegue em Espanha para dar nota da assistência de João Félix para o golo histórico do Barcelona na receção ao Athletic (1-0), da autoria de Marc Guiu, avançado de 17 anos, a nova coqueluche do emblema blaugrana.

Um breve salto até ao outro lado do Atlântico. O Palmeiras, de Abel Ferreira, retomou o caminho das vitórias no campeonato durante a última semana (duas seguidas) e reentrou nas contas do título. Já o RB Bragantino, de Pedro Caixinha, teve um regresso indesejado às derrotas e pode ver o Botafogo distanciar-se no topo da tabela.

Topo da tabela classificativa do Brasileirão
Topo da tabela classificativa do BrasileirãoFlashscore

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi uma semana feliz para as cores lusas no que toca a golos. Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Tomás Esteves (Pisa, Itália), Ricardo Alves (Tractor, Irão), Ângelo Meneses (RANS, Indonésia), Adilson Silva (PSM Makasaar, Indonésia), Carlos Fortes (PSIS, Indonésia), Flávio Silva (Persik Kediri, Indonésia), Leonardo Lopes (Cercle Brugge, Bélgica), Miguel Luís (Warta Poznan, Polónia), Pedro Marques (Apollon, Chipre) e Rui Pedro (Olimpija Ljubliana).