Dérbi em paz: Inter e AC Milan defrontam-se na decisão do título e polícia não espera confrontos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dérbi em paz: Inter e AC Milan defrontam-se na decisão do título e polícia não espera confrontos
As claques são rivais, mas sem violência
As claques são rivais, mas sem violênciaProfimedia
Pode ser um dia decisivo em Milão, com o Inter a conquistar o histórico 20.º título ante o rival AC Milan. Contudo, e embora toda a carga do dérbi, a polícia não espera grandes problemas nas bancadas (ou fora delas), tudo devido a um pacto assinado há 40 anos.

Dérbi costuma ser sinónimo de alguma tensão, até violência. Quando os rivais de uma cidade se defrontam, as autoridades elevam os níveis de segurança para conter desacatos que acabam por ser quase sempre inevitáveis, menos em… Milão.

Inter e AC Milan são rivais e disputam a supremacia da cidade, mas há mais de 40 anos que não se registam confrontos entre ambos os lados da barricada. O motivo? Um pacto de não-agressão entre os ultras de cada um dos clubes que se mantém até à atualidade.

Em 1980, no auge do hooliganismo em Inglaterra, a violência espalhava-se um pouco por toda a Europa do futebol e Milão foi palco de uma tragédia. Um adepto de 21 anos, afeto ao Inter, morreu nas imediações de San Siro em confrontos após a partida. Foi o episódio que levou os líderes dos ultras de cada lado a apertar a mão para uma rivalidade mais sã.

Siga o AC Milan - Inter no Flashscore

E mesmo que o Inter se sagre campeão às custas do AC Milan esta segunda-feira, não devem acontecer confrontos. 

Aliás, basta recordar que na época passada, depois de Federico Dimarco ter cantando cânticos ofensivos contra os adeptos rossoneri, na sequência da eliminação na meia-final da Liga dos Campeões, o lateral-direito foi alvo de uma mensagem pouco pacífica: “Dimarco, concentra-te em jogar, ou fazemos-te engolir a língua”. Temeu-se uma escalada de tensão, mas a Curva rossonera acabou por resolver a questão e o jogador desculpou-se prontamente. 

Existe este pacto há 40 anos e é uma garantia para todos, caso contrário, Milão seria um campo de batalha”, explicou Marco Ferdico, líder dos Ultra do Inter.

A classificação da Serie A
A classificação da Serie AFlashscore