A loucura das Taças: quatro clubes europeus que procuram um inesperado regresso aos títulos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A loucura das Taças: quatro clubes europeus que procuram um inesperado regresso aos títulos
Wisla Cracóvia desceu ao segundo escalão, mas voltou à final da Taça da Polónia
Wisla Cracóvia desceu ao segundo escalão, mas voltou à final da Taça da PolóniaProfimedia
Outrora clubes de topo nos respetivos países - ou mesmo clubes dominantes - e agora equipas medianas ou que jogam em ligas inferiores. Para várias equipas bem conhecidas na Europa, esta época poderá ser um momento de mudança, uma vez que regressam às finais das taças após um interregno de vários anos.

A época 2023/24 trouxe algumas decisões interessantes em vários países europeus nas respetivas Taças. Equipas que há muito ou pouco tempo lutavam pelo campeonato ou pelo pódio no final da época, chegaram às finais. Agora estão em crise e as suas arcas de troféus há muito que estão cobertas de pó. Curiosamente, três dos quatro clubes destacados disputaram finais de Taças nacionais em 2003.

Wisla Cracóvia - a melhor equipa polaca da primeira década do século XXI

O Wisla Cracóvia foi o campeão hegemónico da Polónia na primeira década do século XXI. A popular White Star ganhou sete títulos de campeão entre 2001 e 2011 (13 em toda a sua história). Além disso, ganhou a Taça da Polónia em 2002 e 2003. No entanto, a última vez que disputou a final foi em 2008.

Desde 2011 que a equipa de Cracóvia procura sucesso nacional. O clube debateu-se com enormes problemas financeiros nos últimos anos, com o antigo futebolista Jakub Blaszczykowski, entre outros, a salvá-lo do colapso. O Wisla permaneceu no mapa do futebol da Polónia no início de 2019 também graças ao grande apoio dos adeptos, mas desde 2022 que está no segundo escalão da competição, depois de ter sido despromovido da Ekstraklasa.

Os adeptos têm fome de sucesso, como demonstrado no jogo das meias-finais da Taça da Polónia, em que todo o estádio estava esgotado e 33.000 adeptos empurraram a equipa para uma vitória por 2-1 contra o Piast Gliwice. O Wisla regressou à final da Taça da Polónia depois de um interregno de 16 anos e de 13 anos desde o seu último campeonato. Os adeptos, a direção e os jogadores querem repetir o sucesso de 2003, quando o Wisla ergueu pela última vez a Taça da Polónia. 

Olympique Lyon - o dominador francês

Todos nos lembramos do Lyon no início do século XXI, quando dominava a Ligue 1 e ninguém conseguia aproximar-se do seu nível. Entre 2002 e 2008, a equipa conquistou sete títulos de campeão, terminou a época de 2007/08 com uma dobradinha e desde então não voltou a vencer o campeonato.

Desde 2008, o Lyon tem tido dificuldades para acompanhar os rivais. O último grande sucesso foi em 2012, quando conquistou a sua quinta Taça de França. Agora, depois de um hiato de 12 anos, os adeptos do Lyon voltam a ter a oportunidade de conquistar o troféu, embora a missão seja de exigência máxima - o seu rival será o PSG.

O Lyon começou esta época de forma desastrosa e teve mesmo dificuldades para sair da zona de despromoção, mas conseguiu recuperar com a entrada de Pierre Sage e as movimentações no mercado de transferências, encontrando-se atualmente em 10.º lugar na Ligue 1. No entanto, se vencer a Taça, a sua época desastrosa no campeonato será perdoada.

Kaiserslautern - um terror na Alemanha na década de 1990

O Kaiserslautern teve o seu maior sucesso na década de 1990. Na altura, era um clube de topo na Alemanha. Os Diabos Vermelhos foram campeões da Bundesliga em 1991 e 1998 e vice-campeões em 1994. No total, foram quatro vezes o melhor clube da Alemanha (1951, 1953, 1991, 1998).

A última vez que o Kaiserslautern esteve numa final da Taça foi em 2003, tendo sido esse o seu único jogo pelo título no século XXI. Perdeu por 1-3 com o Bayern de Munique e, após um intervalo de 21 anos, vai disputar a taça em Berlim, contra o Bayer Leverkusen, que só ganhou uma DFB Pokal em toda a sua história, em 1991. Os Diabos Vermelhos festejaram o triunfo na Taça da Alemanha em 1990 e 1996.

No total, o Kaiserslautern conquistou quatro títulos na década de 1990 - a Bundesliga em 1991 e 1998 e a Taça em 1990 e 1996. Atualmente, joga na Bundesliga 2, depois de ter sido promovido do terceiro escalão nesse ano, mas está no fundo da tabela e a lutar contra a despromoção.

Maiorca - O melhor clube de Espanha no início do século

A história do Maiorca não tem os mesmos êxitos nacionais que as equipas acima mencionadas, mas foi, no entanto, a melhor equipa de Espanha no início do século.

Em 1999 e 2001, o Maiorca ficou em terceiro lugar na LaLiga. A isto juntou-se a conquista da Supertaça de Espanha em 1998. Em seguida, disputou a final da Taça do Rei, onde perdeu para o Barcelona, que também venceu o campeonato na altura, pelo que o finalista da taça nacional disputou a Supertaça. O Mallorca vingou-se então dos Blaugrana e privou-os do título.

O último sucesso da equipa das Ilhas Baleares foi em 2003. Nessa altura, venceu o Recreativo Huelva por 3-0, alcançando o seu maior sucesso de sempre. O Maiorca jogou continuamente na LaLiga desde a época 1997/98 até 2012/13, até ter sido despromovido. Durante quase 10 anos não conseguiu regressar à LaLiga, tendo mesmo descido ao terceiro escalão, mas desde 2021 voltou a jogar com as melhores equipas de Espanha.

É 2003 ou 2024?

Como referido, os últimos grandes êxitos do Wisla Cracóvia, do Maiorca ou do Kaiserslautern na Taça dos respetivos países foram precisamente em 2003. Foi nessa altura que o Wisla venceu pela última vez a Taça da Polónia, o Maiorca a Taça do Rei e o Kaiserslautern a Taça da Alemanha. Desde então, apenas o Wisla disputou este troféu em 2008, mas acabou por não o conquistar.

Será que o Wisla e o Maiorca vão voltar a levantar a Taça ao fim de 21 anos? A Taça do Rei será disputada já a 6 de abril e a Taça da Polónia a 2 de maio. Teremos de esperar mais tempo pelas finais das Taças da Alemanha e de França, que terão lugar a 25 de maio.